quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O HINDUISMO I


O hinduísmo é uma forma diferente de entender a vida para qual os valores ocidentais são extremamente estranhos. Os ocidentais tendem a ver a vida como a linha cronológica de eventos na história, já os hindús vêm a vida como um ciclo repetitivo no qual a história humana pouco importa.
Gita quer dizer divino em hindú.
Não é tão fácil entendê-lo assim, pois não tem credo definido, nem hierarquia sacerdotal muito menos um órgão governante, mas possuem os suamis (mestres) e os gurus(guias espirituais).
O hinduísmo possui 330 milhões de Deuses mas todos simbolizam um só, porque estas representações são os poderes que o Deus uno pode ter.
As raízes do hinduísmo se baseiam nas escrituras sagradas chamadas VEDAS .

VEDAS

A base do conhecimento hindu é a Shruti.
Shruti é uma palavra sânscrita que vem da raiz shru, que significa escutar.
Shruti é aquilo que é escutado, é a tradição oral.
A literatura Shruti é constituída pelos Vedas.
Originado da raiz sânscrita vid, conhecer, saber, Veda é o Conhecimento completo revelado. Segundo a tradição hindu, esse Conhecimento foi revelado no início da Criação aos primeiros mestres, pelo próprio Criador na forma do primeiro mestre, Dakshinamurti, e transmitido oralmente de mestre a discípulo.
Os Vedas são, portanto, apaurusheya, ou seja, não foram criados por ser humano.
São constituídos por: Rig Veda, Yajur Veda, Sama Veda e Atharva Veda.
Rig Veda é o mais antigo, composto de hinos, rituais e oferendas às divindades.
Yajur Veda contém as fórmulas para fazer os rituais do Rig Veda, dividindo-se em Krishna (negro) e Shukla (branco).
Sama Veda contém melodias e cânticos.
Atharva Veda é composto de fórmulas para rituais em geral.

Cada um dos Vedas é dividido em Samhitá, Brahmana, Aranyaka e Upanishad.
Samhitá são coleções de mantras.
Brahmana são explicações das palavras e dos textos.
Aranyaka são textos para os renunciantes.
Upanishad são textos que tratam do Absoluto, Brahman, constituindo a parte final dos Vedas.


Para melhor compreensão dos textos védicos, surgiram manuais auxiliares, os vedangas e os upavedas.
Os vedangas, ou membros dos vedas, são compostos por: Vyakarana (Gramática), Nirukta (Etimologia), Shiksha (Fonética), Chandas (Métrica), Kalpa (regras para aplicação dos rituais) e Jyotisha (Astronomia).
Os upavedas, ou suplemento dos vedas, são compostos por: Ayurveda (Ciência da Vida, a Medicina), Dhanurveda (Ciência do manejo do arco), Gandharvaveda (Ciência da música) e Sthapatya (Arquitetura).
SMRTI
Mais tarde surgiu a literatura Smrti (da raiz smr, lembrar), aquilo que é lembrado.
Seu objetivo é preservar o ensinamento védico.
É composto de : Shastras, Puranas, Itihasas, Agamas e Darshanas.
Shastras são textos sobre leis, política, ética, vida em sociedade, etc.
Puranas contém todo o material sobre mitologia hindu.
Itihasas são os dois grandes épicos, o Ramayana e o Mahabharata.
Agamas são textos que comentam um aspecto do Criador.
Darshanas são pontos de vida da Realidade, são os sistemas filosóficos, Nyaya, Vaisheshika, Sankhya, Yoga, Karma-Mimansa e Vedanta.

Os hindús referem a sua fé como sanatana darma, que significa lei ou ordens eternas, daí já podemos perceber a lei do kharma em vigor.
As principais leis para se possuir uma boa conduta são o ainsa e o varna, a primeira refere-se ao fato de não realizar mal nenhum a qualquer ser vivo a segunda ainda não descobri.
Você sabia que até o hinduísmo tem a lei do diluvio?
O Dilúvio também existiu em suas escrituras sagradas.
O hinduísmo derivou diversas outras religiões, entre elas as mais conhecidas são o JAINISMO e o SIQUISMO.
A primeira não difere muito do conceito hindú, há pequenas diferenças como nome de Deuses e abnegação a violência.
A segunda já é uma junção entre os conceitos hindús e os islâmicos.
Ela se iguala ao hinduísmo pelo fato de possuir as mesmas ideologias filosóficas e assemelha-se com o islamismo pelas ideologias teológicas. Vamos dizer que usam os princípios hindús aplicando-os nos conceitos islâmicos.
Além do hinduísmo realizar entradas para outras religiões ele proporcionou o início de grandes filosofias como a IOGA, o AIKIDÔ(nome este em japonês) mas a técnica é hindú.
O hinduísmo possui um sistema chamado castas que no meu modo de ver é muito primitivo. Por que?
Devido ao fato de dividir em sociedades hierárquicas os descendentes de certos indivíduos, ou seja, acreditam que cada pessoa junto com seus ancestrais vieram de uma parte do corpo de um DEUS, sendo assim, cada vez mais baixo que é a parte do corpo referente menos bens você pode ter na Terra.
Eu acho muito legal o hinduísmo pelos seus conceitos filosóficos e teológicos mas não dogmáticos, vou lhes contar uma parábola de MAHATMA(iluminado, grande pai) GANDHI, ou Mohandas Gandhi, que é seu nome verdadeiro.
Uma vez ele juntou dois de seus discípulos para levantar uma cabana, e os mesmos disseram: - Grande pai, como encontraremos o caminho da evolução? E Gandhi falou, primeiro vamos trabalhar, então diariamente eles levantavam a casa, limpávam o pátio e logo sairiam para almoçar, isto durou um mês, e um já cheio disso falou: Disse que quero evoluir-me, não trabalhar, por sua vez Gandhi disse: A partir do momento que realizar isto com amor já está evoluindo, ou seja, o caminho da evolução é o amor para todas as coisas, não obstante, só evoluiremos com ele, porque do amor vem o restante de todos os outros bons sentimentos: a paciência, o afeto, a paz, a harmonia, a fraternidade, a esperança, a humildade, o carinho, etc.
O hinduísmo realmente é uma religião muito complexa e ampla, realmente só um suami para enfatizar os ensinamentos hindús.
No hinduísmo os animais são sagrados, devido ao fato de crerem que são as múltiplas facetas de  Brahman que é o criador, o DEUS hindú, logo após constituindo a tríade vem Vishnu o conservador e Shiva o destruidor, o senhor da fertilidade.


Como muitas religiões que surgiram do Oriente eles enfatizam muito a meditação, a concentração, o desinteresse pelos bens materiais, isto até certo ponto é interessante, porque eles se abdicam da inveja, ambição, orgulho, defeitos que os ocidentais encaram como fatos cotidianos, se aqui no Ocidente vivermos sem isso será o fim, não é verdade?
Eles realmente só pensam em evoluir-se espiritualmente, também acho interessante.
Interessante pelo seguinte fato: Daqui nada levaremos senão nosso aprendizado, nossa cultura, nossa sabedoria, lembrando que cultura e sabedoria há uma grande diferença Qual?
Cultura é algo que você aprende externamente através de leituras e informa-ções
Sabedoria para o espiritismo é o principal, o que adianta grande cultura e carência de sabedoria?
Sabedoria é o que vem de dentro do seu coração, é o que você absorve através de experiências, provas e evoluções que o indivíduo sofre, a sabedoria é o mais importante porque aquele que é sábio sabe redimir-se, sabe perdoar, sabe sentir amor, isto é sabedoria, é procurar cada vez mais ajudar o teu próximo, sendo assim, levará consigo sua sabedoria atingindo cada vez mais sua evolução a cada reencarnação.

Por Marcel Souza
http://acaohindu.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails