sábado, 9 de outubro de 2010

ENTENDENDO O NAVARATRI


Trata-se de um dos mais importantes festividades hindus. Navaratri significa literalmente “nove noites”, durante as quais são homenageados os três principais aspectos da Mãe Divina, manifestados na forma de Durga, Lakshmi e Saraswati. O festival se encerra no décimo dia, o Vijay Dasami ou Dia da Vitória (vitória do bem sobre o mal ou da luz sobre a escuridão).
 
Cada uma das deusas representa um poder, atributo ou função. Saraswati, consorte do Senhor Brahma, simboliza a criação; Lakshmi representa a preservação; e Durga simboliza a destruição do Universo. E esses três poderes estão relacionados com os três poderes fundamentais que são a ação (Durga), a vontade (Lakshmi) e o discernimento (Saraswati).

Durante este período tão auspicioso, o homem está com maior capacidade de vencer suas qualidades negativas. Por isso, através de pujas, repetição de mantras, orações e meditação, podemos desenvolver mais facilmente as virtudes da pureza na ação, da prosperidade e da sabedoria. Ou seja, não se trata de uma simples festividade, mas sim, um momento energéticamente muito especial para o planeta Terra. 


Os primeiros três dias são dedicados à Mãe Durga ou Kali. Elas são, na realidade, a mesma energia. Durga trás o negativo à tona e Kali destrói o negativo. Durga mostra a sujeira escondida e Kali a remove a energia parada.


Depois de três dias de limpeza das ervas daninhas chega o momento de semear. Então, surge Lakshmi que simboliza a prosperidade e a riqueza. Após os três dias de semeadura, vem a colheita e, nos três últimos dias, surge Saraswati que representa a sabedoria, o poder da fala e a comunicação correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails