quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MAHAVIDYAS - FORMAS AUSPICIOSAS DE DEVI


Introdução
A expressão “mahavidya” significa “grande conhecimento”, e de acordo com a filosofia do Sanatana Dharma refere-se às Deidades femininas, sendo dez (10) as principais representantes. Cada um dos nomes da Deidade possui uma vibração especial. Eles são Mantras, e a devida entonação, sob a orientação de um Guru, confere realização espiritual. A tradição dos escritos Vaidika falam da origem das formas auspiciosas de Devi do conhecimento. No mais das vezes, a forma feminina confere bênçãos para o devoto, liberando-o do mundo material e do Samsara.
Assim como no ocidente há muitas formas ou aparições da Virgem Maria, há 10 formas de Devi, conhecidas como Mahavidyas, as quais são apenas diferentes maneiras da mesma Divina Mãe manifestar-se para Seus devotos. As dez formas são: Maha Kali, Tara, Shodashi, Bhuvaneshwari, Chinamasta, Bhairavi, Dhumavati, Bagala Mukhi, Matangi, e Kamala. Vejamos uma breve descrição de cada uma destas formas.
Maha Kali
http://farm4.static.flickr.com/3177/2961132333_c72cc24d66.jpg
  1. Na forma de Maha Kali Devi estão todas as formas. Como Mãe e Sakti da família espiritual dos tântricos, Kula, Ela é a rainha das Yoginis. Na Sua forma extasiante, Ela conduz as Yoginis para o jogo cósmico. Como a comandante do exército divino, Kali carrega uma afiada espada, no braço superior direito. Ela oferece a cada um dos devotos bênçãos eternas através do despertar de Kundalini Sakti, simbolizado por levar o tridente na Sua mão direita inferior. Na mão esquerda inferior, Ela carrega sete cabeças de demônios egos, sendo que a inferior está pingando sangue. Os Seus olhos estão arregalados, em sinal de prazer, sendo um sinal externo de bênção para aqueles que se aproximam com sinceridade. O grande Yantra de Kali possui cinco Yoni triângulos, e dentro forma-se as 15 Nityas Saktis conforme as fases da Lua. Dentro do corpo de Kali estão todos as 64 Yoginis Devi. Ao redor das cinco Yonis está o círculo protetor eterno ou Prakriti, e as oito mães originais. De fato, todos os universos estao representados dentro de Kali.
  1. Tara
  2. http://home.iprimus.com.au/ian_ison/Y%20Is%20I%20Web/la%20Dame%20a%20la%20Licorne%20Tapestries_files/The%20Mahavidya%20Tara%20reminiscent%20of%20the%20Egyptian%20goddess%20Maat%20with%20the%20plume%20of%20truth%20and%20weighing%20the%20worthiness%20of%20the%20dead.jpg
  3. Seguindo Maha Kali, Tara Devi é a segunda das grandes Saktis da sabedoria ou Mahavidya. Como Tara, Devi está sentada em Pratyalidha Asana, por sobre um cadáver, numa pose suprema, sorrindo e segurando nas Suas quatro mãos, um cutelo, um lótus azul, uma lança e um arco, e está murmurando constantemente o Mantra Hum. Ela veste azul, tendo o cabelo decorado com serpentes. Tara é, também, chamada de Tarini ou Mahamaya. Meu amante é Akshobya, quem destruí a agitação dos Deuses e deusas, produzida pela poção moral produzida no bater de oceano de leite. A meditação em Tara, para quem é devotado de forma profunda, concede grandes bênçãos. Ela é a deusa das embarcações das águas, que transporta os devotos por sobre os rios da existência, dispensando todas as formalidades, práticas e crenças.
  1. 3. Shodashi
  2. http://www.ambahouse.org/articles_clip_image002_0000.jpg
    Shodashi é a terceira das Mahavidyas, Ela tem a forma de uma jovem moça, na florescência da sexualidade. Ela aparece com a idade de dezesseis anos. Ela representa a plenitude, integridade, perfeição, totalidade, e o encerramento de um ciclo. Ela é quem dá o sustento para saciar a fome. Dentro d´Ela é dito que Lalitha reside, com toda a Sua radiância cósmica. Ela é a fonte da eterna juventude e beleza. Ela é a mãe de Brahma, Vishnu e Siva. Ela reside no reino da mente, intelecto e consciência. Ela é a consciência em si mesma. Nas Suas quatro mãos estão um arco, o nó, um aguilhão, e o grande Mudra da perfeição. Tem os seios desnudos, e está sentado por sobre um lótus que são do umbigo de Siva, tendo o calcanhar pressionado na Yoni em Mahamudra. As vinte e quatro pétalas dentro do Seu Yantra representam os 24 Tattvas. Kameshwar Siva está para sempre contido dentro d´Ela, em eterna bem-aventurança, como está representado no Lingam dentro do Yantra. Os três anéis externos do símbolo representam Iccha, Jñana, e Kriya Saktis. Os três anéis interiores representam os três modos do tempo: presente, passado e futuro.
    1. 4. Bhuvaneshwari
    http://shootfighter.files.wordpress.com/2009/10/mahavidya-bhuvaneshwari.jpg

    A quarta grande Sakti do conhecimento é Bhuvaneshwari, sendo como o quarto raio de sol nascente, tendo a lua como diadema. Bhuvaneshwari tem três olhos, e uma face sorridente. Suas mãos concedem bencos, segurando um aguilhão, o nó e o dispensador do medo. Ela representa o amor dos amantes nos céus, terra e mundos inferiores. Seu amado é conhecido como Adya ou Tryambaka, e são adorados com todos os Tantras, como sendo a forma amorosa dos casais. Ela ilumina o universo com Sua luz e beleza. Ela confere riqueza e felicidade para Seus devotos. Ela é quem espalha proteção e infortúnios como seixos jogando dentro do mar, o qual representa o mar do Atman, o Ser interior.
    1. 5. Chinnamasta
    http://zalmoxis.files.wordpress.com/2009/06/chinnamasta.jpg

    A quinta Shakti do conhecimento é Chinnmasta. O seu simbolismo é forte, no sentido da dominação do ego inferior. Ela segura Sua própria cabeça numa de Suas mãos, tendo uma faca na outro. Quem mais poderia destruir os impedimentos da comunhão como Ser? Nua, Ela bebe o Seu próprio sangue, que flui acima. Duas atendentes Saktis, que representam Ida e Pingala, ambas nuas, estão uma de cada lado, bebendo o sangue que sai do pescoço de Devi. Ela tem uma jóia na testa, que é amarrada por uma serpente, a Kundalini despertada. Portanto, o Seu terceiro olho está plenamente desperto. Os seios desnudos de Devi estão adornados com lótus. De forma transcendental, Chinnamasta desfruta do amor dos amantes (Kama devi e Sua Sakti), que estão sob Seus pés. Os devotos oferecem rosas para Chinnamasta, o que Ela aprecia muito. Dentro da Yoni interior de Devi, residem três Saktis armadas. Na Yoni externa, residem três Saktis armadas também. Chinnamasta possui muitas outras armas, representando Seus poderes ou Siddhis. Muitas vezes carrego Vajra (raio), dardo, lança, clava, nó, aguilhão, gancho de elefante, tridente, lótus e Chakra. As oito pétalas ao redor da Yoni de Chinnamasta são Suas deusas servas. As pontas de cada pétala, nos pontos cardinais, são as quatro formas de Siva. Aquele que adora e contempla Siva-Kabandha em união, torna-se senhor dos Siddhis. Chinnamasta traz alegria e bem-aventurança aos Seus devotos, protegendo-os da pobreza, e abençoando com filhos, de acordo com o seu desejo.
    Os quatro pontos cardeais são Karala, Vikarala, Atikarala, e Mahakala. As oito deusas servas são, no sentido horário movente, Ekalinga, Yogini, Dakini, Bhairabi, Indrakshi, Asita, Asitanga e Sanharini. As servas externas são Khadga, Sukhadga e Vajra, e as internas são Pasha, Ankusha e Astra.


  1. 6. Bhairavi
    1. http://www.paranormal.de/symbole/indien/mahavidya/bhairavi2.jpg
    A sexta Mahavidya é conhecida como Bhairavi. Ela tem a cabeça decorada com guirlanda de flores, e ou Seu semblante refulge com 1.000 raios, untados de vermelho. Nas Suas quatro mãos Ela carrega leite, livro, abençoado com o Mudra que afasta o medo, e que dá bênçãos. A Sua face é linda, com um sorriso sensual. A pela da Devi está adornada com gemas brancas, que dá um brilho de pureza para tudo, porque Ela é a essência da pureza. Ela é um oceano de bem-aventurança infindável, a raiz de todos os mundos, a mais sutil de todas as manifestações sutis. Ela vive no coração espiritual das pessoas. Ela é composta de todos os sons sagrados, portanto, Ela é a origem de todos os Mantras Dikshas, que são inumeráveis que não podem ser contados. Ela está engajada constantemente na criação, e na multiplicação da criação. Ela é a criadora do mundo, mas é também chamada de “a filha da grande montanha”, porque a Sua mente está sempre situada aos pés do Monte Meru. A Sua real substância é a existência, conhecimento e bem-aventurança. Ela é a Lua crescente, de quem os raios brilham por sobre as águas. Ela controla todos os inimigos, a energia e toda a respiração. Ela é a energia primordial ou Kundalini em Si mesma, trazendo a consciência coroando o verdadeiro Monte Meru. O Seu amante é Dakshinamurti, o Senhor Siva de cinco faces. A meditação n´Ela leva a união para prazeres indescritíveis, em todos os planos, e conduz para imortalidade, bem-aventurança, e elevadas esferas.


  1. 7. Dhumavati
    1. http://zalmoxis.files.wordpress.com/2009/06/dhumavati.jpg
    A sétima grande Sakti da sabedoria é Dhumavati. Diferente das outras, Ela é uma viúva, que está sempre se lamentando de Si mesma. Seus cabelos são secos e desalinhados pela idade. D´Ela emana a fumaça da confusão. Alguns me vêem com a roupa desalinhada, tendo um balaio com Ela. Na primeira vista, Ela aparece enganadora e terrificante, sempre tremendo, com os olhos oblíquos, e a boca desdentada. Está constantemente com fome e com ira. Mas deve ser olhada de perto; apesar de Ela estar presente quando o devoto passa sede, fome, tem ira e está desamparado, Ela não é a causa do sofrimento deles, nem tampouco Ela é a solução final. Ela é muito, mas muito mais. A expressão que a caracteriza é “Eu sou você, e você é eu”. Os corvos que voam por sobre Ela representam a insignificância das lástimas do ego, que está sempre insatisfeito pelos seus enumeráveis desejos por coisas inferiores. Ela é a representação desta lamúria do ego. É dito que aqueles que A adoram estando nus ou com roupas íntimas, por um dia e uma noite, em jejum e em silêncio, conquistarão grande sucesso, mesmo em meio ao comportamento mundano, atingindo a elevada meta espiritual que se queira.


  1. 8. Bagala Mukhi
    1. http://zalmoxis.files.wordpress.com/2009/06/bagalamukhi.jpg
    Bagala é a oitava Mahavidya. Seu Sakta é Maha Rudra com uma face uma. Junto, Eles dissolve o universo no final dos tempos. Adora-lOs em união, traz unidade da consciência. Ela possui três olhos, está vestida com roupas amarelas e gemas, tendo a lua como diadema. Ela gosta de botões de flores Champaka. Ela segura a lingua de um inimigo com sua mão direita, enquanto crava uma estaca na língua de com a Sua mão esquerda. Quando necessário, Ela é quem paraliza os três mundos. Ela é a deusa da magia negra e dos venenos. Ela é a reguladora das percepções sutis, as quais dão desapego, mesmo da morte e da miséria. Bagalamukhi significa “O pássaro de uma cabeça”. Este pássaro é tido como a essencia do engano. Ela elimina o mal provocado pelas fofocas. Ela paralisa o medo, e qualquer coisa que é falada dos outros que têm este hábito de falar mal dos outros. Ela é a desveladora da maldade, da crueldade e engano nas falas, trazendo que tem no coração. O Seu consorte é Maharudra, onde juntos estão sentados num trono de outro puro. Bagala tem três olhos, vestiando roupas amarelas; é plena de bem-aventurança, tendo seus membros brilhantes como o ouro puro. Na mão direita Ela carrega uma maça, a qual facilmente subjuga os inimigos de fala fazia, e na Sua mãe esquerta Ela segura a ponta de uma língua, o que amarra a fala do inimigo, o ego. Ela tem os braços adornados com jóias, e está emitindo doces aromas, tendo belos ornamentos. Ela está sentada por sobre um trono de um leão, num local pavilhado de rubis, no centro do oceano de néctar. Ornada com belos brincos dourados, está mergulhada em bem-aventurança, tendo uma linda face e belos seios; É radiante como o outro, e Sua face é refulgente como a Lua. Ela destrói as adversidades dos Seus devotos. Se se oferece flores amarelas com a mão esquerda, é dito que se alcança o Mantra Siddhi de qualquer Mantra. Meu Mantra sagrado irá parar toda a blasfêmia.


  1. 9. Matangi
    1. http://www.sanatansociety.com/beeld/Paintings/Pieter_Weltevrede/Gods_and_goddesses/pw_ge_mahavidyas_matangi01_300.jpg
    A nona grande Mahavidya é Matangi. A Sua compleição é escura, sendo a filha de Matanga Rishi. Seu amado é Daksnamurti, a forma de Siva como bênção cósmica. Assim, Ela é semelhante ao Senhor Siva da Lua crescente, tendo uma lua na Sua testa. A meditação na união do casal divino traz bênçãos internas e externas. A Sua cor morena, tem três olhos como lótus. Ela está sentada num trono junto do Senhor, estando adornado com um leão, rodeada de deuses, Devas e outros seres divinos, todos servos de Matangi. Ela porta em Suas mãos um nó corrediço, uma espada, um escudo ou Khetaka e um aguilhão. Também é chamada de Modini, ou a que concede os resultados e propicia uma mudança imediata. Ela abençoa com a perfeição da fala, e promove todas as formas de talento musical, mesmo para aqueles que não são profissionais, e que não possuem educação em artes. Ela é a deusa da cultura, podendo transformar um Harijan (sem casta) num artista, e um iletrado mendigo num músico de grande status.


  1. 10 Kamala
  2. http://www.paranormal.de/symbole/indien/mahavidya/kamala2b.jpg Está é a décima grande Sakti do conhecimento. Ela está constantemente revestida em ouro, estando rodeada por quatro elefantes, que erguem maravilhosos lótus. Estes elefantes divinos representam o conhetimento, a riqueza, a pureza e a divindade, qualidades as quais Ela faz chover por sobre todos. Como uma amante divina, Ela é tanto a desfrutadora como a desfrutada. Kamala sempre tem um sorriso e uma face amável, com radiante fisionomia. A sua cabeça está coroada de jóias, e Ela se veste com finas roupas de seda, que silhuetam Seu belo corpo. Ela tem quatro graciosas mãos delicadas, duas as quais seguram um lótus. Minhas outras duas mãos, uma para cima e outra para baixo, mostram Mudras que dão bênçãos aos que se aproximam d´Ela. O Seu amado é Sada Siva, ou Vishnu com aspecto de Siva. Aqueles que adoram-nA com Sada-Siva, alcançam o sucesso em todos as ações, e recebem Suas quatro grandes bênçãos   
  3.  
  4. Fonte: http:/templodedurga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails