quinta-feira, 14 de outubro de 2010

14 DE OUTUBRO DURGA PUJA


Durga Puja (pronuncia-se [puja d̪ʊɾga '] , bengali : দুর্গা পূজা, Oriya : ଦୁର୍ଗା ପୂଜା, "Culto de Durga"), também conhecido como Durgotsab ( bengali : দুর্গোৎসব, "Festival de Durga"), é um festival hindu anual Sul da Ásia, que celebra a adoração do Hindu da deusa Durga Refere-se a todos os seis dias observados como Mahalaya , Shashthi, Saptami Maha, Ashtami Maha, Nabami Maha e Dashami Bijoya .  
As datas de Durga Puja celebrações são definidas de acordo com o tradicional calendário hindu e na quinzena correspondente ao festival é chamado Debi Pokkho (bengali: দেবী পক্ষ "Quinzena da Deusa"). Debi Pokkho é precedido por Mahalaya (bengali: মহালয়া) , o último dia da quinzena anterior Pitri Pokkho ( bengali : পিতৃ পক্ষ 'Quinzena dos antepassados "), e terminou em Kojagori Lokkhi Puja ( bengali : কোজাগরী লক্ষ্মী পূজা, 'Culto da Deusa Lakshmi em Kojagori Full Moon Night ") .
Durga Puja é comemorado extensamente nos estados indianos de Bengala Ocidental , Assam , Jharkhand , Orissa e Tripura , onde é de cinco dias anuais holiday.In Bengala Ocidental e Tripura , que tem maioria de bengali Hindus é o maior festival do ano.  Não só é o maior festival hindu celebrado em todo o Estado, mas também é o evento mais importante sócio-culturais na sociedade bengali.
Além do leste da Índia, Durga Puja é comemorado também em Nova Deli , Uttar Pradesh , Bihar , Maharashtra , Gujarat , Punjab , Cachemira , Karnataka e Kerala . Durga Puja é também celebrada como um grande festival no Nepal e em Bangladesh , onde 10% da população são hindus . Hoje em dia, muitas organizações da diáspora bengali cultural organizar Durgotsab em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França e Kuwait, entre outros.  Em 2006, um grande Durga Puja cerimônia foi realizada no Tribunal Grande do British Museum . [1]
O destaque de Durga Puja aumentou gradativamente durante o Raj britânico em Bengala.  Após os reformistas hindu Durga se assemelham com a Índia, ela se tornou um ícone para o movimento de independência da Índia No primeiro trimestre do século 20, a tradição de Baroyari ou Puja Comunidade se popularizou devido a isso. Após a independência, Durga Puja se tornou um dos maiores festivais comemorado em todo o mundo.
Durga Puja inclui também a adoração de Shiva , Lakshmi , Ganesha , Saraswati e Kartikeya . Tradições modernas passaram a incluir a exibição de decoração pandals e representado artisticamente ídolos ( murti ) de Durga, a troca de cumprimentos Bijoya e publicação de Puja anuais.


Fonte :wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails