Os cristais são utilizados das mais variadas maneiras para proporcionar equilíbrio físico, mental e espiritual. Podem ser colocados em um ambiente como objetos de adorno ou imersos em água pura. Também podem ser expostos sob a ação da luz solar, proporcionando seus efeitos curativos. Servem como meio na busca de respostas durante a meditação.
São cobiçados presentes que representam o amor quando doados de uma pessoa à outra. Usados como jóias, trazem inúmeros benefícios aos usuários, tanto físicos como espirituais. Irradiam constantes e suavemente uma força vital positiva. Os textos orientais declaram que um centímetro de cristal eqüivale à irradiação de um metro de energia, ou seja, atuam como amplificadores.
Cada cristal tem vida própria e apreciá-lo é fazer uma ponte entre o intelecto e o emocional. A influência dos cristais na vida de uma pessoa é uma questão pessoal. O certo é que os cristais combinam com a energia vital dos seres humanos e, além disso, não existem componentes químicos em nosso organismo que não se encontrem na terra, que é o berço dos cristais.
Através deles, criamos mudanças ou manipulamos, de algum modo, as vibrações no campo sutil, além do físico: corpo e ambiente ficam repletos de energia devido a sua capacidade de trazer para o nosso nível as freqüências de vibrações superiores. O que eles podem fazer por nós, é melhorar a qualidade de vida, favorecendo a meditação, curando dores localizadas ou contribuindo para a tomada de uma decisão importante.
Só essas razões, porém, já são suficientes para contemplarmos sua beleza e respeitarmos cada um destes tesouros da terra como parte essencial de toda forma orgânica. As pedras preciosas ou semipreciosas são chamadas de "gemas". Todas as pedras preciosas são gemas, mas em virtude do seu pouco uso na linguagem corrente, usarei as expressões pedras ou cristais. A maioria dos cristais são minerais, rochas de origem orgânica, ou não-minerais como o âmbar, o coral e a pérola.
Existem aproximadamente três mil minerais conhecidos e o número continua crescendo a medida que os pesquisadores fazem novas descobertas. Neste site, descrevo as mais conhecidas, especialmente por seu simbolismo místico.
- AMETISTA
É uma das melhores pedras para a meditação, acalma o sistema nervoso, ameniza o stress e a tensão interior. Elimina raiva, o medo e a ansiedade, para o tratamento de alcoolismo e enxaquecas, usada também para harmonizar ambientes.
- AMBLIGONITA
Aumenta o sentimento de autovalorização sendo, portanto, útil para todos aqueles que não se acham merecedores de afeto ou de posses materiais.
Ajuda a desenvolver a empatia, a autoconfiança e a preocupação com o bem-estar dos outros, tornando-nos mais côncios de nossa responsabilidade com relação aos que se encontram em posição de desvantagem. Também é antidepressiva.
ÂMBAR
A grande magia do âmbar não reside somente na sua beleza, mas na sua enorme antiguidade. Quando lembramos que as árvores, de cuja a seiva se formou o âmbar foram organismos vivos há 50 milhões de anos, não podemos deixar de pensar como são efêmeros. O que a nossa limitada visão chama de antiguidade, dentro da ótica do âmbar, parece uma era bem moderna.
O âmbar é uma pedra de assentamento, curativa, em harmonia com as energias da Terra. O âmbar, principalmente o amarelo, sempre esteve acompanhado de uma tradição que assegura que traz boa sorte.
O âmbar permite que o corpo se cure por si mesmo, pois elimina a doença das partes afetadas e neutraliza e energia negativa, tanto do corpo como da mente, purificando o coração e o espírito. Nos ambientes, também limpa a atmosfera das vibrações negativas.
Mantém o equilíbrio harmônico entre elementos opostos. Por este motivo, ajuda a eliminar a depressão e cria um estado mental positivo. Também presta ajuda a memória. Por sua capacidade estabilizadora, seu uso é recomendado para aqueles com tendências suicidas ou em estados depressivos intensos. Seus belos reflexos ajudam a revitalizar as funções dos órgãos internos. Quanto mais alaranjados forem seus reflexos, mais intensa será a sua influência.
Como o âmbar ajuda a preservar a sabedoria antiga e o conhecimento, é excelente para trazer à memória experiências de vidas anteriores, através de sonhos ou meditações. Também ajuda a resgatar a sabedoria e o conhecimento ancestrais.Fortalece a tireóide e o ouvido interno. Quem necessita do âmbar pode apresentar perda de memória, incapacidade de tomar decisões, comportamento excêntrico e ansiedade.
- AMAZONITA
É também uma pedra de comunicação. Desenvolve a eloqüência e permite falar o coração. Acalma a mente, o cérebro e o sistema nervoso, ajudando a filtrar informações e associando-as a nossa intuição natural. Com isso, temos condições de encontrar um modo de expressão mais eficaz, ouseja, as palavras certas para cada situação. Encoraja a honestidade, a integridade de expressão e a abertura, ao mesmo tempo em que aprendemos a confiar e nos liberar dos preconceitos.
Regula e amplia o poder do pensamento. Ao mesmo tempo, aprendemos a ver claramente, com visão expandida, pois estimula a clarividência e é muito útil nas adivinhações e nas profecias de todos os tipos, sendo uma excelente companheira dos tarólogos, cartomantes, quiromantes, intérpretes de I Ching e outras práticas divinatórias. É a patrona dos que desejam desenvolver suas habilidades psíquicas.
- ALMANDINA
Excelente para a produtividade. Permite superar propósitos preguiçosos e dispersos. Dá maior enfoque e aptidão para alcançarmos nossos objetivos de forma mais direcionada e competente.
- ALEXANDRITA
Boa pedra pra evitar que energias psíquicas exteriores venham a exercer influência sobre nós.
Traz força e coragem para promovermos nossa própria renovação e regeneração, dando espaço para idéias novas ou fomentando a liberação de preconceitos e velhos hábitos mentais.Dá maturidade emocional, alegria e proteção. Graças a uma renovada flexibilidade mental e emocional, aumenta a graça e a elegância nos gestos e nas atitudes. Atua sobre a auto-estima e facilita o equilíbrio emocional. Qualidades femininas são ligeiramente amplificadas.
Doenças do sistema nervoso, leucemia e problemas associados às glândulas linfáticas e ao baço podem ser aliviados. Aumenta a assimilação de proteínas. Pode ser utilizada na cromoterapia para uma ampliação dos efeitos dessa técnica.
- ALBITA
Diminui o estresse, dá estabilidade, firmeza e constância. Equilibradora. Tem energia firme e assentadora. Inspira liderança espiritual através do compartilhamento de nossas verdades mais profundas com os outros. Alivia a depressão.
Estimula os sistemas imunológico e respiratório.
- ALABASTRO
Encoraja a gentileza, a ternura e o amor. Ensina a arte de ouvir.
É uma pedra de limpeza. Benéfica para o sangue, para a pele e para os órgãos de limpeza, como os rins.
- ÀGUA-MARINHA
É usada, assim como a ametista, para acalmar problemas emocionais. É uma pedra que traz paz, alegria, felicidade. Proporciona calma e transmite serenidade. É usada para suavizar, acalmar e aliviar medos e fobias. Relaxa a ansiedade e é excelente em todas as situações que exijam clareza de raciocínio. Tem uma afinidade especial com pessoas sensíveis e místicas.
Ligada a capacidade de comunicação, ajuda a encontrar as palavras adequadas para expressar, sinceramente, o que sente o coração. Facilita o diálogo.
Conhecida por seu poder de estabilizar e harmonizar ambientes tumultuados, ela filtra as informações necessárias ao cérebro, clareando a percepeção e facilitando o entendimento. Aumenta a criatividade, aguça a intuição, capacitando-nos a melhor interpretar nossas emoções e a aumentar a tolerância em relação aos outros. Auxilia a redução de hábitos e de atitudes autodestrutivas.
Estimula o desejo de um maior conhecimento de si próprio como um ser integral de corpo, mente e espírito, o que irá se traduzir em inspiração e reduzir a desorientação.
Como uma pedra de limpeza, fortalece o fígado, o baço, a tireóide e os rins. Reduz a retenção de fluídos, aliviando a tosse e a garganta. A atividade da glândula timo é aumentada. Pode ser usada para problemas no pescoço, nos olhos, no estômago e nos dentes.
- ÀGATA TURITTELLA
Ajuda a combinar o antigo com o novo. Boa para pessoas opriundas de famílias misturadas.
Ajuda a acessar os arquivos de seu ser instintivo e a combiná-los de forma harmônica na nova situação.
- QUARTZO ROSA
O quartzo tem este nome exatamente pela cor muito apreciada; é a mais amada pedra da Nova Era. Ele é constantemente associado ao amor, a ternura, a paz e a alegria. Cura as desilusões, traz calor e tranqüilidade aos que sofrem, além de oferecer alegria aos idosos.Ele tem o poder de dissolver as cargas acumuladoras do coração, emanando uma boa energia que substitui as tristezas. Também é um ótimo purificador de ambientes. O quartzo-rosa representa a pedra fundamental do chackra (ponto de energia) do coração. Sua energia é essencial a auto-realização e a paz interior.O propósito de quartzo-rosa é desenvolver o amor-próprio. Tem a capacidade de esclarecer as dúvidas para com os mais próximos; também aumenta o amor da família. Utilizado como ornamento especialmente na sala de estar, elimina os miasmas negativos que provocam brigas e discussões.
- CITRINO
Cristal indicado para proteger o ambiente de trabalho.O nome citrino é derivado do latim citrus, devido a cor amarelo-limão. É artificialmente criado pelo aquecimento da ametista (qualidade inferior) em 480 graus. Por isso, poderia ser chamado de "ametrina". É recomendado para ser usado no segundo chackra (ponto de energia) e restabelecer problemas urinários, distúrbios do fígado ou rins. Desencadeia uma força vibrante maior onde quer que esteja e com quem esteja usando.
É o mineral mais indicado para ser usado no ambiente de trabalho, sobre a mesa ou estante para estimular a criatividade. Esta pedra é utilizada nos negócios e na educação. O propósito do citrino é desenvolver a autodisciplina para viver com maior conscientização.
- DIAMANTE
Quem o usa, torna-se protegido e purificado dos pensamentos inferiores.O diamante é a pedra mais bela do mundo, embora oitenta por cento de sua extração tenha cor sombria e não é atraente, ocorrendo somente depois do corte e da montagem. Recebeu este nome derivado do grego por sua dureza e significa "indomável". Também é a pedra mais dura da substância da terra.O diamante é cento e quarenta vezes mais duro do que o rubi e mil vezes mais do que o quartzo. No curso de milhões de anos, o diamante torna-se grafite. No século XV, acreditava-se que dois diamantes juntos confeccionados em um único anel e usado pela esposa, podiam "se acasalar" protegendo tanto o casamento como os rebentos (vem daí a tradição de se presentear a mãe quando ela tem filhos com uma aliança de diamantes).
O diamante traz constância para que os casais continuem sempre enamorados. Também garante o afeto e a fidelidade, assim como a cordialidade e a sinceridade. No plano esotérico, devido a sua resistência, o uso de um anel confeccionado com um diamante torna quem o possui inabalável, totalmente protegido e purificado dos pensamentos inferiores.
- ESMERALDA
Gema preciosa, acredita-se que seu uso favorece o amor, a verdade e a revelação do futuro.A palavra esmeralda provém do grego smaragdos, mas acredita-se que a origem do nome seja persa e significa "pedra verde". Era consagrada à grande deusa Gaia, simbolizando sua terra verde nos festivais da primavera. A esmeralda era muito valorizada pelos gregos e romanos. Posteriormente, tornou-se a pedra de Vênus (ou Afrodite). Ela traz tranqüilidade e faz com que as pessoas digam sempre a verdade. Os antigos acreditavam que a quebra de um voto ou um juramento fazia com que a esmeralda perdesse sua coloração. A esmeralda favorece o amor, a sensualidade e tem o poder de revelar o futuro.
Os médicos hindus, em seus tratados, consideravam que a esmeralda destruía as influências demoníacas e onde quer que fosse guardado, seu proprietário era protegido dos espíritos malignos.
- GRANADA
Fornecedora de energia, a granada confere fidelidade, simpatia e poder de decisão.Nome derivado do latim "grão", indica a idéia da abundância, prosperidade e fecundidade. Ela recebeu seu nome de granatum, o símbolo do ventre materno e por isso, favorece mais o sexo feminino.Toda granada pertence ao grupo dos silicatos e seu nome tem relação com o francês antigo grenat que significa "vermelho". Também é associada ao sangue e por isso, melhora a circulação sangüínea e fortalece o coração. Soldados indianos que combateram os britânicos em Caxemira, usavam a granada para curar todos os ferimentos sangrentos. A granada faz com que as formas-pensamento possam ser liberadas aos éteres.
Fornecedora de energia, confere poder de decisão, fidelidade e simpatia. A cor vermelha deste silicato proporciona mudanças rápidas e fortalece as novas decisões.Seu propósito é utilizar a energia criativa. O nome granada não designa especificamente uma gema, mas sim, um grupo de gemas.
- HEMATITA
Usada como um escudo protetor contra energias contrárias, a hematita energiza o corpo.A tradução literal da hematita, é "pedra de sangue"; pois, ao ser polida, tinge da cor vermelho-sangue a água utilizada para a sua refrigeração. Esta pedra constitui um importante elemento de cura; acredita-se que depura o sangue. As mulheres egípcias dormiam com a hematita debaixo do travesseiro para que seus bebês nascessem perfeitos (foi encontrada nos sarcófagos das múmias femininas).Os guerreiros esfregavam-na no corpo para dar invulnerabilidade, pois sempre foi associada ao planeta Marte. É usada para proteger contra danos ou ferimentos causados por acidentes de carros.
O propósito da hematita é a purificação e energização do veículo físico. No Egito, o pó deste mineral era misturado com um ungüento e usado como bálsamo para os olhos. A hematita é um mineral magnético que, ao ser aquecido, atrairá ou repelirá, servindo como um escudo protetor contra energias contrárias às suas.
- JADE
Conhecido por destruir a força do inimigo, é o símbolo da resistência, da fidelidade e da lealdade.O jade não é duro como o diamante ou o rubi, mas é tão inquebrável que era usado na fabricação de bigornas e machados. Os chineses presenteavam suas noivas com borboletas de jade como símbolo de amor e a taça feita dele, confirmava seus votos.Alguns pesquisadores entendem que o nome jade provém da conquista espanhola na América Central e significa piedra de ijada, ou seja, "pedra do rim", porque os índios acreditavam que ela curava todas as enfermidades dos rins. Durante séculos, isto foi incorporado popularmente na Europa.
Em tempos remotos era diluída em pó, tomado antes da morte, para preservar o corpo da deterioração. Nos Estados Unidos, acredita-se que a pedra atrai dinheiro; por isso, pode ser vista em salas de reuniões.O jade é símbolo da resistência, da fidelidade e lealdade. Se o laço de amor for quebrado, ele se perde. O jade sempre foi conhecido por conseguir destruir a força do inimigo.
- LÀPIS-LAZÙLI
Símbolo régio, proporciona o sucesso, a proteção dos poderosos, além de afastar o sentimento de abandono.O nome lápis-lazúli é de origem árabe. Do latim, a palavra significa "pedra azul". É conhecido como lazurita. Este silicato era muito apreciado pelos egípcios. Também foi largamente aproveitado pelos babilônicos, hindus e budistas.
Dá confiança para quem é tímido. Outorga a capacidade de ação, sucesso e atrai a proteção dos poderosos. O intenso azul-real com brilhantes partículas douradas sempre foi um símbolo de poder e realeza. É comum ouvir as pessoas dizerem lápis-lázuli; tanto a grafia e a pronúncia estão erradas; o correto é lápis-lazúli.
Rejuvenesce após a exaustão física e a fadiga. Auxilia o indivíduo que não tem mais fé, acreditar novamente. Uso indicado para evitar o sentimento de abandono. Benéfico para as crianças nos primeiros dias na escola.
- MAGNETITA
Conhecida como pedra de atração, é usada especialmente pelas mulheres para atrair o sexo masculino.Há muito tempo é considerada como "pedra da atração", pois está relacionada com a eletricidade e por isso, é conhecida como "pedra-ímã". As mulheres costumavam usar esta pedra para atrair o sexo masculino. Os reis das Índias Orientais eram coroados em assentos de magnetita em sinal de dádiva e afeição. Os chineses a chamavam de T'su Shi, ou seja, "pedra amorosa". Em sânscrito seu nome era Chumbaka, ou seja, "beijoqueira". Atualmente no México, seu uso é aconselhado para "a mulher que deseja ter seu marido de volta". Também ajuda a criança solitária ou a que chora na ausência dos pais. Pode ser usada pelos filhos, caso os pais sejam extremamente possessivos.
- OLHO-DE-TIGRE
Este quartzo tem o poder de aumentar a intuição e alertar contra todos os perigos.
Este quartzo é formado a partir de outro, chamado olho-de-falcão, em decorrência da transformação (pseudomorfismo) da crocidolita em quartzo. Atribui-se ao olho-de-tigre a capacidade de melhorar a visão e aumentar o poder intuitivo de quem o usa. No Ceilão, é usado como amuleto para afastar espíritos malignos. A cor deste quartzo varia do dourado ao castanho.
O olho-de-tigre faz com que o usuário "enxergue no escuro", desenvolvendo a intuição e alertando contra perigos ou inimigos. Associado à terra, este mineral atrai dinheiro e favorece as relações sólidas; além dos amigos sinceros e verdadeiros.Também é indicado para pessoas que perderam a vontade de trabalhar e acham que tudo é ruim devido ao seu destino (igualmente ruim). No Oriente, acredita-se que o olho-de-tigre tem poderes para ajudar no tratamento da artrite e problemas na coluna, especialmente da base cervical.
- ÔNIX
Ajuda a ter consciência do karma, ou seja, da lei da ação e da reação.Os indianos e persas usavam o ônix para proteger-se contra o mau-olhado. Esta pedra foi muito usada em camafeus, com a intenção de fortalecer a estrutura óssea, o coração e os olhos.Como sua cor é escura, está relacionado com as profundezas da terra e sua energia. Na Índia, era lapidado no formato de coração para que, desta maneira, "resfriasse os ardores do amor". A pronúncia correta é ônix e não "onix".
Esta pedra também ajuda a abandonar relacionamentos do passado e superar os problemas financeiros. O ônix mostra que somos regentes do nosso destino. Ajuda a não sentir medo e ter consciência de que podemos contar com a proteção de Deus e do anjo guardião. Qualquer força negativa é anulada com o uso do ônix, seja como amuleto ou como talismã.
PEDRA-DA-LUA
Atua no corpo sutil dos seres humanos.Os gregos denominavam a pedra-da-lua como Afroselene, em homenagem as deusas da Lua: Afrodite e Selene. Na Índia, era consagrada aos amantes e na Europa, tinha a fama de conferir poderes proféticos.A pedra-da-lua tem uma ação repousante e equilibradora tornando, quem a usa, mais consciente dos seus sentimentos. A pesquisadora Julia Lorusso, relata que a pedra-da-lua está relacionada ao planeta (ou satélite) do mesmo nome, atuando com uma ação sutil na relação anímica do homem. A tendência de todo ser humano é dar valor em excesso às emoções e o contato com a pedra é comparado ao bálsamo refrescante que alivia uma ferida emocional.