sábado, 11 de setembro de 2010

GANESHA CHATURTHI


Ganesha Chaturthi
O festival é observado durante o mês de Bhadra (meados de agosto a meados de setembro no quarto dia da quinzena brilhante luas, ou período de lua nova no mês lunar de Bhadrapada) e é o mais grandioso e mais elaborado de todos, especialmente no o estado ocidental da Índia de Maharashtra, onde dura 10 dias, encerrando no dia de 'Ananta Chaturdashi'.
A Grandiosa Celebração:
Uma estátua natural de barro de Ganesha é feita uma semana antes do dia de Ganesh Chaturthi. No dia do festival, é colocada em plataformas elevadas ou decorada e deixada ao ar livre. Durante a adoração se invoca vida no ídolo enquanto se entoa mantras. Este ritual é chamado "pranapratishhtha". Depois a estatua é ungida com cumcum ou pasta de sândalo (chandan de rakta). Por toda a cerimônia, hinos védicos e stotram de Ganesha são cantados.
No final de 10 dias, a imagem é levada às ruas em procissão acompanhada com dança, cantos, para ser imersa num rio ou no mar, simbolizando um adeus ao Senhor para sua viagem de volta a sua morada em Kailash, levando com ele o azar de todo homem.
Oferendas de pudim ou doce são feitas junto a orações para que Ele possa remover todos os obstáculos do caminho espiritual.
Este é um dia auspicioso para se fazer resoluções espirituais e orar ao Senhor Ganesha por força espiritual interior e atingir êxito em todos os nossos empreendimentos.



Ganesha,  é casado com Siddhi (Força Mística) e Buddhi (Discernimento), tem um irmão menor chamado Kartykeya, também chamado de Skhanda ou Muruga. Filho de Lord Shiva e Parvati. Ele é o senhor das hostes luminosas que combate os demônios em todos os lugares, e seu veículo é o rato (Mushika). No simbolismo oriental, ele é associado às plêiades, e também é considerado um protetor dos trabalhadores espirituais de todos os lugares.
Ganesha, o elefante que tem cabeça de Deus é invocado no pricipio de cada tarefa para buscar seu auxilio em remover obstáculos e assegura sucesso. Ganesha é conhecido como o ‘Removedor de Obstaculos’ de seu caminho. Meditação no desenho geometrico do Yantra de Ganesha, inspirará e assistirá o devoto para alcançar equilibrio. Este yantra deverá ser colocado de frente a porta.

"Om Gam Ganapataye Namaha"
Aquele que deseja algo pode alcançá-lo através de 1000 recitações desse texto. Aquele que esparge Ganapati com esse texto torna-se eloqüente. Aquele que recitar este mantra transforma-se em um conhecedor de Vidya (a ciência sagrada). Está dito no Atharva: “quem se dirige em direção a Brahmavidya (o conhecimento do Absoluto) nunca teme”. Aquele que cultua com grãos tostados, torna-se famoso e inteligente. Aquele que cultua com alimento doce, ganha o fruto desejado. Aquele que cultua com samit e ghi, tudo alcança, tudo ganha. Aquele que tenha recitado esse texto em um eclipse solar, em um grande rio ou na frente de uma imagem, torna-se realizado no mantra. Torna-se livre dos grandes obstáculos. É livre dos grandes infortúnios.
O mantra Om Gam Ganapataye Namah é repetido 108 vezes durante o puja e todos devem usar roupas claras, preferencialmente brancas, que são mais receptivas e renovadoras de energia.












Nota importante: Bhaadra ou Bhadrapada ( Hindi : bhaado भादों, sânscrito : bhaadrapad भाद्रपद) é um mês do calendário hindu . No calendário nacional da Índia civil (civil Shaka), Bhaadra é o sexto mês do ano, com início em 23 de agosto e termina em 22 de setembro. No Nepal é Bikram Sambat , Bhadra é o quinto mês.

No calendário religioso lunar, Bhaadra pode começar em cada lua nova ou na lua cheia em torno da mesma época do ano, e geralmente é o sexto mês do ano. O festival de Ganesh Chaturthi , comemorando o aniversário de Ganesha , é observada a partir do Bhadrapada 40-10 na quinzena brilhante e é o principal feriado do ano em Minas Gerais . Por Shaka calendário, a quinzena escura do Bhadrapada está reservado para o culto dos mortos. Este período é conhecido como Pitru Paksha .

No solar calendários religiosos, Bhaadra começa com o dom s entrada "em Leo , e normalmente é o quinto mês do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails