quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AFINAL, OS FLORAIS SÃO PARA QUEM?


doginflowers_496x367
Estou lendo o livro Florais para cães da veterinária Jackline Pinto, e o que me chamou a atenção foi o foco dado às relações entre donos e cães. O livro trata da questão dos florais para problemas de comportamento, e propõe que os florais sejam ministrados tanto para os cães quanto para os donos, o que faz total sentido.
As dificuldades comportamentais e emocionais dos cães  vêm do tipo de relação que é estabelecida entre o cão e a família com a qual ele vive. Parece uma coisa óbvia, mas muitas pessoas ainda não se dão conta disso.
Sendo assim, é importante que o tratamento com florais  seja também feito em conjunto, para que tanto o dono quanto o cão possam fazer a sua parte para uma melhor qualidade de vida, além, é claro, de algumas mudanças de comportamento por parte do dono.
Algumas sugestões para os seguintes casos:
Cães que destroem objetos e fazem muita bagunça:
- fazer caminhadas diariamente
- não brigar com o cão pois isso só reforça o comportamento (faço bagunça logo ganho atenção)
- despersonalizar a punição: tenha sempre uma garrafa pet com um pouco de feijão dentro. Quando você vir ele aprontando aquela bagunça, jogue a garrafa perto dele (não nele) sem que ele o veja. Assim ele vai associar fazer bagunça à sensação desagradável do susto.
Florais de Bach recomendados:
Para o proprietário - Impatiens para ajudar a ter paciência e respeitar o ritmo do aprendizado do cachorro, Crab apple para limpeza,  Pine para não sentir culpa em realizar as mudanças necessárias.
Modo de usar: 4 gotas 4 vezes por dia.
Para o cão - Chicory para a carência excessiva, Cherry Plum para comportamento difíceis de serem controlados ou incontroláveis,  Heather para equilibrar a necessidade de atenção, Chestnut Bud para aprender com os erros.
Modo de usar: 4 gotas 4 vezes por dia na água ou na alimentação.
Para os cães mimados que querem “ditar” as regras da casa, os pequenos tiranos:
- Estabelecer horários para a alimentação sem deixar a ração disponível o tempo todo.
- Dar petiscos apenas com recompensa para comportamentos desejados (nunca na lógica: lato logo ganho petisco).
- Sair para dar boas caminhadas para que ele possa gastar energia.
- Colocar a coleira para sair apenas quando ele estiver calmo. Se ele começar a latir, vire as costas e simplesmente ignore.
- Seja sempre o líder da matilha
Florais de Bach recomendados:
Para o proprietário: Gentian para dar ânimo, Pine para não sentir culpa em realizar as mudanças necessárias, Chestnut Bud para aprender com os erros,  Impatiens para ajudar a ter paciência, Aspen para não ter medo.
Modo de usar: 4 gotas 4 vezes por dia.
Para o cão: Vine para tratar o comportamento dominador, Impatiens para tratar a ansiedade e respeitar o tempo dos outros, Cherry Plum para tratar picos de agrassividade, Rock Water para a inflexibilidade e teimosia, WalnutBeech para aceitar as mudanças na rotina, Holly para adaptação às mudanças, para sentimento de raiva por perder a dominância.
Modo de usar: 4 gotas 4 vezes por dia, na água ou na alimentação.

http://cachorroparaguaio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails