quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A ESTRUTURA FUNCIONAL DE UM MANTRA


 Segundo Swami Krishnapriyananda Saraswati Mantra Yoga é uma ciência exata. Um Mantra, na religião Hindu, possui   as seguintes seis partes: ele possui um Rishi (um homem auto-realizado), para o qual foi revelado nos primeiros tempos e quem revelou este Mantra para o mundo. Ele é o Drashta, ou o profeta para este mantra. O sábio Viswamitra é o Rishi para Gayatri. Em segundo lugar, o Mantra possui uma métrica (Chandas), os quais governam a inflexão da voz. Em terceiro, o Mantra possui um Devata, ou ser sobrenatural, particular, mais alto ou mais baixo, que informa o seu poder. Este Devata é a deidade quem preside o Mantra.
Em quarto lugar, o Mantra tem uma semente ou Bija. A semente é uma palavra importante, ou uma série de palavras, as quais concedem um poder especial para o Mantra. O Bija é a essência do Mantra. Em quinto lugar, todo Mantra possui sua Sakti. A Sakti é a energia da forma do Mantra, i.e., a forma de vibração que é ativada pelo som. Aquele que carrega o Devata é o adorador. Por último, o Mantra possui um Kilaka, suporte ou pino. O “pino” do Chaitanya-Mantra está escondido no Mantra. Tão logo ele é removido, pelo constante e prolongada repetição do Nome, o Chaitanya que está escondido é revelado; o devoto adquire Darshana do Ishta Devata.
Som e Imagem
O sons são vibrações. Eles despertam formas definitivas. Cada som produz uma forma na palavra indivisível, e a combinação dos sons produzem figuras complexas. A repetição de um Mantra tem um misterioso poder de produzir a manifestação da Divindade, da mesma forma que a divisão do átomo evidencia a tremenda força latente nele. Quando um Mantra especialmente apropriado para um deus particular é corretamente recitado, as vibrações, assim configuradas, geram nos altos planos, uma forma especial, da qual esse deus instila-se na alma no ritmo do ser. A repetição do Panchakshara mantra – Om Namo Sivaya – gera a forma do Senhor Shiva. A repetição de Om Namo Narayanaya, o Ashtakshara Mantra de Vishnu, gera a forma de Vishnu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails