quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MAIS ALGUMAS TRADIÇÕES DO BOLO DE REIS


O bolo Rei chegou a Portugal no final do século XIX e foi popularizado pelas doceiras de Lisboa e Porto. A tradição chegou ao Brasil com imigrantes portugueses. Hoje o bolo é a estrela da festa de 6 de janeiro, quando os cristãos celebram a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos. Segundo a tradição, o Bolo Rei deve ser acompanhado de dois mimos: uma fava e um presente. Quem receber a fava na sua fatia de bolo, terá sorte no ano e pagará o Bolo rei do próximo 6 de janeiro. Quanto ao presente, trará riqueza a quem encontrar.
Em alguns municípios sergipanos, a Batalha das Cabacinhas faz parte das comemorações do Dia de Reis. Na "batalha", uma brincadeira inspirada nos antigos carnavais, quando as pessoas "guerreavam" com talco, farinha e ovos, as cabacinhas - feitas de parafina e recheadas com água perfumada -, são atiradas nas pessoas, sem causar nenhum dano.
Nos municípios fluminenses, um dos hábitos referentes ao Dia de Reis é a confecção do bolo de reis, que leva quatro prendas misturadas à massa comum: um anel, uma cruz, uma moeda e um dedal. Cada objeto traz um simbolismo: o anel significa casamento; a cruz, convento; a moeda, dinheiro e o dedal, trabalho.
Há também a prática popular de colocar na palma da mão esquerda três sementes de romã. Estas devem ser seguras, uma a uma, entre o polegar e o indicador direito, levadas entre os dentes e mordidas levemente. Após morder, recita-se: Baltazar, traz meu dinheiro de volta; o mesmo deve ser feito com as outras duas sementes, substituindo o nome Baltazar pelo dos reis Belchior e Gaspar. As três sementes devem ser guardadas envoltas em papel, na carteira de dinheiro até o ano seguinte, quando deverão ser plantadas em jardim ou vaso de planta, sendo substituídas por novas sementes, após o ritual descrito. Acredita-se que prática garante dinheiro farto durante todo o ano que se inicia.
Há uma variação desse costume que envolve romãs. Para fazer a sua fezinha, abra a fruta e chupe três sementes. Guarde-as, e no Dia de Reis coloque-as na carteira. O ritual garante sorte nas finanças durante o novo ano.
No Ceará, existe a Tiração de Reis, caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos a partir do dia 2 de janeiro ou na véspera do Dia de Reis. Nas visitas, eles cantam e dançam versos relacioandos com a data, ao som de instrumentos, e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro).
Na Rússia o Natal, não é comemorado nem no dia 25 de dezembro, nem em 6 de janeiro. A data é celebrada em 7 de janeiro, quando, segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.
Na Espanha, no dia 6 de janeiro há desfiles com reis magos em todo o País. De suas carruagens, eles jogam balas e doces para as crianças. Também é neste dia que as crianças recebem presentes, que, acreditam, foram deixados pelos próprios reis durante a madrugada.
Os cubanos trocam presentes no dia 24 e as crianças acreditam em Papai Noel. No entanto, a tradição dos reis magos é bem mais forte. No dia 6 de janeiro, as crianças costumam até deixar um pouco de comida para os camelos dos reis, ao lado de uma cartinha com o que querem ganhar.
Em Potugal, não há troca de presentes porque esses já foram entregues pelo Natal, mas come o bolo rei e os adultos bebem vinho do Porto. O bolo rei é diferente de todos os outros. Dentro dele há uma fava e uma prenda. Quem pegar a fava fica obrigado no ano seguinte a pagar o bolo. Aquele que ganhar a prenda fica no ano seguinte a pagará o vinho do Porto. A diferença do bolo rei além de estar na forma da coroa de um rei também está no recheio e enfeite, com frutos secos (amêndoas, nozes, pinhões) e frutas cristalizadas. Todos estes frutos simbolizam as jóias que enfeitam as coroas dos reis.
Bolo dos reis
Ingredientes:
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 tabletes de fermento biológico

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de leite

5 ovos

3 colheres (sopa) de vinho do Porto

2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente

4 colheres (sopa) de amêndoas picadas

4 colheres (sopa) de nozes picadas

1 xícara (chá) de frutas cristalizadas

100 g de cerejas cristalizadas

4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque emoutra tigela 4 ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinah de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa. Acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas. Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leveo bolo ao forno por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande. Em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

E já que os frutos secos simbolizam as pedrarias da coroa dos reis magos, seguem mais três receitas em que elas entram:
Torta fina de figo
Ingredientes:
120 gr. de massa folheada

farinha de trigo

2 colheres de sobremesa de manteiga

12 amêndoas descascadas

15 passas sem caroço

12 figos maduros, porém firmes, muito bem lavados

1 colher de sopa de açúcar de confeteiro (só para enfeite)

sorvete de creme (opcional)

Modo de fazer:
Pique as amêndoas e as passas em um processador ou pique tudo muito bem com uma faca (além de acrescentar sabor, a mistura de amêndoas serve de esponja para que a umidade do figo não passe para a massa). Preaqueça o fogo. Unte uma assadeira com manteiga. Abra a massa folheada, sobre uma superfície polvilhada com farinha, para que fique com uma espessura bem fina. Corte 4 discos (4 porções, portanto), de 14 cm. de diâmetro e em seguida coloque-os na assadeira. Já quase na hora de colocar as tortas no fogo, corte os figos em rodelas de 1 cm. de espessura, com a casca. Distribua a mistura de amêndoas e passas sobre a superfície das quatro tortas. Por cima, coloque as rodelas de figo. Antes de levar ao forno, polvilhe com aç~ucar de confeteiro. Leve ao fogo por cerca de 15 minutos e sirva em seguida. A torta pode ser acompanhada por um sorvete de creme

 
 

Galette du rois avec frangipagne
Receita francesa

Na França existe um costume antigo de consumir uma espécie de torta doce e recheada, a "Galette des Rois", em todo o mês de janeiro e principalmente no primeiro domingo de janeiro, Dia de Reis.
Na França, ao se comprar a galette em "Boulangeries" (padarias) ou "Pâtisseries" (docerias), você ganha duas coroas de papel. Essa tradição veem desde da época dos romanos, quando se colocava uma "fève" (fava) seca ou grãos de feijão dentro da torta para se escolher o "rei do dia". Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito o rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha. Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana.
A "Galette des Rois" francesa é preparada com massa folhada e recheada com um "Crème Frangipane" (creme de amêndoas) muito perfumado e delicioso, receita criada pelo pâtissier francês Pascal Regnault, especialista também em crepes, galettes e outras delícias francesas.
Na Itália e na Espanha, a galette é feita de pão doce em forma de coroa, decorado e recheado com frutas cristalizadas.
Galette du rois
Ingredientes:
• Massa folhada invertida

380g de manteiga sem sal

150g de farinha de trigo

350g de farinha de trigo

120g de manteiga derretida

150ml de água

15g de sal

• Recheio:

100g de manteiga sem sal

100g de açúcar confeiteiro

100g de farinha de amêndoas

ou 200g de coco ralado fresco

1 ovo inteiro

1 colher de sopa de rum

Modo de fazer:
1ª Massa:

Misture os ingredientes e abra a massa em um círculo de 2cm de espessura. Embrulhe com plástico filme e leve à geladeira por 1:30.

• 2ª Massa:

Misture os ingredientes até a massa ficar homogênea, sem sovar. Abra a massa em um quadrado de 2cm de espessura e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 1:30.

Coloque a 2ª massa dentro da 1ª e feche. Forme um retângulo com o rolo de superficie uniforme e de 2cm de espessura. Trabalhe o mais rapidamente possível.

Dobre o retângulo em 4, levando as duas bordas ao centro,e dobrando mais uma vez. Embrulhe em filme novamente e leve à geladeira por mais 1:30. Repita essa operação por mais 2 vezes.

Cada vez que for abrir a massa coloque a parte da dobra sempre no mesmo sentido.

Abra a massa na espessura de 5mm e corte dois discos de 30cm de diâmetro. Filme e deixe descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

• Recheio: misture tudo formando um creme.

Em um tabuleiro umedecido coloque um dos discos e recheie com o creme. Deixe um espaço de 1cm nas bordas e pincele-as com ovo batido. Coloque o segundo disco por cima e aperte bem as bordas. Pincele toda a superficie da galette com ovo batido e com a ponta de uma faquinha decore a superficie com cortes rasos. Leve ao forno pré-aquecido 210ºC e deixe nessa temperatura por 10 min. Logo que pegar cor, abaixe para 180ºC e asse por mais 40 min.

Frangipagne (creme de amêndoas)
O doce com massa folhada e recheio de frangipane marca a celebração da 12ª noite após o nascimento de Jesus Cristo. Decorado com uma coroa, ele tradicionalmente tinha uma fava — hoje substituída por uma pequena figura de porcelana — em seu recheio. Quem a encontra é aclamado rei ou rainha da festa, tem o direito de usar a coroa e pode dar ordens aos demais.
INGREDIENTES:
1 litro de leite integral

8 gemas

100g de farinha de trigo

250g de açúcar em pó

60g de manteiga

1 pitada de sal

80g de amêndoas em pó

 

MODO DE FAZER:
Misturar as gemas com o açúcar até obter uma consistência branca e lisa. Acrescentar a manteiga, o sal e a farinha peneirada. Misturar bem. Colocar aos poucos o leite fervendo sem cessar de misturar afim de obter um creme bem liso. Cozinhar o creme em fogo brando durante três ou quatro minutos. Colocar bem devagar as amêndoas em pó e misturar bem até obter uma consistência lisa.


Panetone Vegan

Ingredientes:
300g (3 xícaras) de farinha

2 tabletes (15g) de fermento fresco

100 ml (meia xícara) de água morna

100g (meia xícara) de açúcar

3 col (sopa) de leite soja

1 col (chá) de sal

4 col (sopa cheias) de margarina

100g (meia xícara) de passas

100g (meia xícara) de frutas cristalizadas picadas

1 col (sopa) de casca limão ralada

1 col (sopa) essência de baunilha

Modo de fazer:
Para fazer um chocotone, trocar as frutas por chocolate meio amargo da garoto, que não tem leite. Aqueça água até estar na temperatura do corpo. Despeje-a numa tigela e junte o fermento. Adicione 1 col. de sopa cheia de farinha e misture. Cubra c/ 1 pano de prato e deixe descansar até que comecem a aparecer bolhas na superfície. Junte a farinha aos poucos, mexendo sempre. Acrescente os demais ingredientes, menos a manteiga. Despeje a massa numa superfcie limpa e sove por 10 min. Enquanto estiver sovando, acrescente a margarina. Despeje a mistura na forma preparada. Cubra e deixe descansar por pelo menos 2hs. Leve ao forno quente por 10 min. Abaixe o forno para médio e deixe por mais 30 min


. 
http://www.blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/culinar/culinareis.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails