sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O QUE É SATSANGA






"Satsangatve Nissangatvam 
Nissangatve Nirmohatvam 
Nirmohatve Niscalatattvam 
Niscalatattve Jivanmuktah" 
(Shri Adi Shankaracarya, texto Bhaja-Govindam) “Na companhia daqueles que buscam a Verdade, nasce o desapego. Com o desapego, a ilusão se vai. Quando a ilusão se vai, a Realidade Imutável torna-se clara. Com o conhecimento da Realidade Imutável, o indivíduo torna-se liberado ainda em vida”.
Em sânscrito, sat significa verdade, e sanga companhia, comunidade. Segundo a filosofia hindu, Satsanga significa estar em companhia da verdade mais alta, por meio de um guru, ou uma união entre as pessoas que buscam, escutam, falam e assimilam a verdade. Entendemos aqui "verdade" como a "a verdadeira essência de si mesmo".

São práticas que ritualizam o compartilhar e o cultivar da sabedoria, como meditar em grupo silenciosamente, cantar e dançar mantras, ouvir, ler, discutir e assimilar escrituras de grande saber ancestral, refletindo sobre seu significado, meditando sobre a fonte das palavras, e trazendo tudo isso para nossa vida diária. O Satsanga é, portanto, um alimento precioso à evolução da alma. 
Uma prática de Hatha Yoga pode ser considerada um Satsanga? Creio que sim, já que nela compartilhamos a construção de um corpo físico, mental e emocional de diamante. O diamante bruto precisa ser lapidado para que se trone precioso. Porém isto só é possível por meio do atrito com outro diamante, por seu caráter de extrema rigidez. Sem estes atritos, sem o contato, a lapidação não se dá. Precisamos uns dos outros para crescer. Olhar o outro nos olhos, conectar as essências, atritar positivamente, aprender e ensinar. Emanar nosso brilho, permitindo assim que o outro brilhe também.

A verdadeira essência humana é como o fogo, que em todas as suas fases de intensidade, precisa de um condutor como a madeira (nosso corpo físico, mental e emocional), e de um combustível como o álcool ou o gás (práticas que lapidam e alimentam). Este fogo portanto, é produto da combinação de dois elementos materiais (condutor e combustível), mas se apresenta em brilho imaterial e impalpável de encantadora luz.


http://fabirodriguesyoga.blogspot.com/
http://www.yogadevi.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails