quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CAMELO, O ANIMAL SERVO

Não existe no mundo animal que sirva mais do que o camelo. Todos os indivíduos e os demais animais gostam de servir no conforto, porém o camelo serve no deserto.Camelo na bíblia é moeda, finanças, o camelo era a riqueza da época. Podemos lembra que a bíblia especifica quantos camelos tinha, só para expressar qual rico ele era. Quem possuía uma camelo era como se nos dias de hoje possuísse uma BMW ou uma Mercedes.
O camelo era a moeda mais alta, porque conseguia cruzar o deserto de uma ponta a outra. As riquezas do Oriente Médio foram transportadas em lombos de camelos. O camelo tem uma assimilação fora do normal. Ele trabalha sem reclamar. Se for preciso, trabalha até morrer.
· Características do camelo:
1. Visão Noturna: O camelo tem visão noturna, uma visão correta à noite. Ele consegue caminhar na escuridão a passo firme como se fosse a luz do dia. Ele tem um dispositivo que durante a noite as suas pupilas se delatam e evitam tropeços, o que da mais segurança para seu líder de ser transportado e vencer o calor do deserto.
2. Paciência Aprovada: Ele não murmura. Ai nós pensamos como um camelo vai murmurar ele não é gente é um camelo; mas existem animais que murmuram; Ex.: jégue quando ele empaca, é uma situação constrangedora porque ele não sai dali ate que ele não se sinta confortável, e o cavalo de igual forma. Porém o camelo é paciente e fica ao lado do líder.
3. Natureza Mansa: O camelo não é rebelde. Se o beduíno parar ele para, se andar rápido ele anda rápido: porque é extremamente obediente. O curioso nessa paciência do camelo é que ele é assimilador. Sua obediência é sem precedente. Não existe nenhuma história que um camelo tenha mordido um beduíno ou ter dado um coice. Ele só dá coice em estranhos jamais em seu líder.
4. Chamada de Servo: De todos os animais do Oriente, o único chamado de servo é o camelo pelo fato de se curvar para a pessoa subir ou descer. Sempre que o camelo se curva emite um som que estudiosos dizem que é um som de boas vindas. Com o camelo aprendemos que quando estamos servindo e não nos curvamos, não temos o caráter do servo.
5. Nasce Servo: O camelo já nasce servo. É como se ele olhasse para seu senhor e já soubesse que terá que atravessar o deserto e deixá-lo do outro lado, na terra prometida. Temos que aprender como cruzar os desertos, e só consegue quem tem o caráter de servo, assim como o camelo. Ainda que seja duro carregar algumas pessoas, creia que elas sairão da terra onde estão e chegarão ao lugar correto.
6. É Firme: Eles são auto-imunes, não morrem por qualquer coisa, poi são separados para vencer as dificuldades ao lado do seu líder.
7. Percepção de Proteção: O camelo detecta o perigo de longe, por causa da sua percepção de proteção; Ele percebe penhascos, despenhadeiros, areia movediças de deserto, tempestades e coisas atípicas; protegendo assim seu líder.
8. Conhece o Oásis: De longe ele detecta o Oásis, sente os cheiro das águas. Ele anuncia ao seu líder através de gestos. E o curioso é como faz a rota para favorecer o seu líder, pois sabe que seu líder precisa de oásis. Como pode uma animal ter uma sensibilidade tão aguçada.
9. Vive em Equipe: O camelo vive em equipe e não em grupo. Existe equipes fechadas de camelo. Eles não se misturam a não ser que sejam apresentados. São animais que entenderam que precisam caminhar em equipe e protestam grupos que se isolam. Fantástica essa lição.
O camelo é o animal mais forte do Oriente depois do Elefante, porem ele nasceu com um Caráter de servo e decidiu morrer para as vontades dele e simplesmente servir. E ele não usa dessa força contra o líder dele, mas usa a favor dele, porque acima de tudo o servo ama seu líder, e está disposta a defende-lo de qualquer perigo.
Conclusão: Concluo aqui que mesmo tendo muitas capacidades, vantagens, etc. temos que está disposto a servir. Servir com amor sem esperar nada em troca.
Que Deus Abençoe você e te dê muita sabedoria para servir.

Esboço do Livro "O caráter do servo curado" Apóstolo Renê Terra Nova 
              http://puroincenso.blogspot.com

Por que camelos têm corcovas?

Os camelos são animais ruminantes, oriundos do Centro e do Leste da Ásia, que têm corcovas no dorso, pescoço longo e calosidades nas juntas dos joelhos. Existem duas espécies de camelos: o dromedário (de uma só bossa ou corcova) e o camelo bactriano (de duas bossas) é bem maior que o outro.
Adaptado à vida no deserto, o camelo desafia as areias, o vento, o sol e as altas temperaturas. A suave pelagem que o cobre permite uma certa refrigeração e impede que o Sol ou as areais batidas pelo vento possam ferir a sua pele. As patas largas e chatas suportam o seu peso na areia, impedindo que o animal se enterre, e as longas pestanas protegem os olhos das partículas que as tempestades levantam.
Os camelos domesticados são usados como animais de carga e deles aproveita-se ainda a carne, o leite e a pele. São também usados como uma forma de divertimento, como por exemplo nas tradicionais corridas de camelos que se realizam nos Emirados Árabes Unidos. Existem camelos domesticados na África, Médio Oriente e Ásia central. Apenas na Austrália vivem em estado selvagem.
Eles são herbívoros. A base da sua alimentação são ervas, capim e, onde houver, árvores, folhas e ramos. Ao contrário do que se acredita as corcovas não armazenam água, mas sim gordura, que pode ser usada como reserva de energia e chegam a pesar até 35 kg. Sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.
Os camelos armazenam a água por todo o corpo, em particular na corrente sanguínea. Podem passar uma semana sem beber e quando o voltam a fazer podem ingerir até 200 litros de água de uma só vez. Um camelo pode perder até 40% do seu peso antes de ficar desidratado. Um dromedário sedento pode tomar até 140 litros de água em apenas 10 minutos.
A altura média varia entre 1,80 e 2,50 metros, o peso entre os 450 e os 700 kgs e podem viver até 40 anos. Eles caminham a uma velocidade de 4 a 6 km/h, e podem carregar até 180 kg de peso (os dromedários) e 250 kg de peso (os camelos).

Fonte: Girafamania, Sotão da Inês e Bicharada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails