quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DICAS DE AYURVEDA PARA O VERÃO

Como você passa o verão? À beira mar, viajando? Ou trabalhando normalmente? Dependendo da maneira como você a desfruta, essa época do ano pode ser um verdadeiro paraíso ou um inferno. Sabe aquelas sensações de falta completa de ânimo para trabalhar ou cumprir compromissos, irritabilidade e prostração que podem ocorrer no verão? É possível amenizar e prevenir tudo isso de acordo com a sua alimentação. Inclusive tendências a intoxicação alimentar, insolação e desidratação - efeitos negativos comuns dessa estação- também podem e devem ser prevenidos. A Ayurveda, sistema de cura natural e tradicional da Índia antiga, oferece uma série de dicas para você atravessar o verão em harmonia, contrabalançando o calor e refrescando-se. Confira:
  • Abuse das ervas frias como alecrim, hortelã e capim limão. Faça um chá da erva escolhida, deixe esfriar, coloque em uma garrafa de vidro grossa (algo como um garrafão de suco de uva vazio). Mantenha na geladeira e beba em 24 horas.
  • Consuma muita água de côco
  • Tome sucos de frutas com as ervas ou folhas verdes. Experimente suco de laranja com espinafre ou com capim limão. Outra opção é o suco de abacaxi com hortelã ou com alecrim. Aproveite para tomar mais limonada suíça. É refrescante e ainda dissolve as gorduras e as toxinas do corpo.

O que evitar e a quais alimentos dar preferência?

  • Que tal inovar também com o café? Café preto fervendo aumenta o calor do corpo e a produção de suor, contribuindo para a desidratação. Além disso, acelera muito a mente, que já sofre com o mal estar do calor excessivo. Vamos resfriar um pouco aqui também? Passe o café normalmente, deixe esfriar, coloque na geladeira e tome logo depois com folhinhas de hortelã. Ou quem sabe ainda café à libanesa, servido com sementes de cardamomo? Basta adicionar no café pronto, já frio. Ou ainda lançar um talinho comprido de alecrim na xícara e deixar esfriar um pouco.
  • Troque o sorvete por um copo de açaí gelado. Para os mais calorentos, o açaí é a salvação nas horas de pico do calor.
  • Ao cozinhar feijão no verão, troque a folha de louro (quente) pela folha de coentro (fria).
  • Evite comer comida feita no dia anterior e molhos muito condimentados, pois tendem a fermentar e aumentar o calor do corpo. Priorize alimentos frescos para evitar falta de disposição e qualquer possível intoxicação e inflamação.
  • No jantar, faça pratos únicos como saladas de arroz, de macarrão, de folhas e legumes variados servidos à temperatura ambiente. Sopas frias, de beterraba ou pepino, também são uma ótima pedida.
Aproveite o melhor do verão através da alimentação!

O frescor do verão

Alimentos frios: alecrim, hortelã, capim limão, coentro, pepino, aipo, limão, água de côco. 
Adriana de Albuquerque Maranhão (Adrias) é Astróloga, Orientadora Ayurveda e Professora de Meditação, Yoga e Idiomas. Promove cursos e atendimentos no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails