sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

REIKI E YOGA


Reiki e Yoga


A energia das mãos. Entenda como aliar as técnicas de Reiki à sua prática de Yoga


Por Thaís Harari


O Reiki é um método milenar de cura, um sistema de harmonização e recuperação energética que atua melhorando a saúde e a qualidade de vida. Foi descoberto no fim do século XIX, por um sacerdote cristão japonês, Mikao Usui (1865-1926), que passou muitos anos pesquisando sobre como Jesus e Buda eram capazes de curar.


Segundo Claudete França, presidente da Associação Brasileira de Reiki, Usui descobriu que poderia desbloquear os centros de energia do corpo - chakras - e alinhar uma pessoa a energia primordial, constituinte de todo o universo: Rei. Basicamente, o que a técnica faz é promover o encontro da Energia Universal com a nossa energia física, individual chamada Ki. Quem quiser aprender a aplicar o Reiki precisa passar por um processo de iniciação - também chamado de sintonização - em que os mestres aplicam mantras e símbolos para transmitir a energia ao aluno. Assim, ele se torna canal da energia universal e pode direcioná-la para zonas debilitadas do corpo, promovendo a cura. "Uma pessoa alinhada ao Reiki pode, não só tratar os outros, mas, efetivamente, tratar a si próprio", explica Claudete.


Tratamento


Claudete explica que os tratamentos com Reiki levam em torno de uma hora e meia. Diferente de uma massagem, a técnica não exige nenhuma manipulação de tecido ou músculo. O terapeuta posiciona as mãos em diferentes partes do corpo, geralmente começando pela cabeça e demora de quatro a cinco minutos em cada local. "É comum o paciente sentir a sensação de calor fluindo das mãos de quem esta aplicando. Muitas pessoas sentem um relaxamento profundo. Os que conhecem meditação dizem entrar em profundo estado meditativo. A mente acalma, a respiração diminui, um sentimento de bem-estar os envolve", afirma.


Qualquer um pode desfrutar dessa técnica de cura natural. O Reiki traz grandes benefícios mesmo para aqueles que não estão doentes, já que promove um estado de relaxamento e mantém a harmonia interna. Quem, por outro lado, sofre com algum tipo de desequilíbrio corporal, pode utilizar a técnica como tratamento. Indica-se um mínimo de quatro sessões, feitas em dias consecutivos, para tratar os desequilíbrios. Problemas crônicos, porém, podem exigir mais sessões, dependendo do paciente. 



Reiki e Yoga


Satyam é mestre em Reiki e massagista ayurvédica. Há cerca de três anos começou a praticar Yoga e afirma conseguir aliar a técnica de cura à prática cotidiana. "Durante asanas que exigem força, por exemplo, mentalizo o primeiro símbolo do Reiki. Os símbolos são compostos da união de mantras (sons energéticos) e yantras (desenhos energéticos) e funcionam como instrumentos captadores da energia universal, Rei. O Choku Rei é o primeiro dos símbolos do Reiki e o mais poderoso entre todos. Atua como um amplificador de energia e, quando o utilizamos durante a prática de asanas, dá mais força e proteção ao corpo," explica.


No caso de asanas que exigem grande flexibilidade, Satyam mentaliza o segundo símbolo do Reiki, também chamado de símbolo da harmonia. Este é capaz de transformar emoções negativas em positivas, além de trazer tranqüilidade e relaxamento ao corpo, aspectos importantes que ajudam na realização de asanas que trabalham o alongamento dos músculos.


Cada símbolo está associado também a uma cor característica. Satyam explica que visualizar uma cor envolvendo a parte do corpo que trabalhamos quando realizamos os asanas também pode ajudar a potencializar os benefícios da prática. "Imagino a cor azul envolvendo os membros que trabalham quando faço asanas que exigem flexibilidade, pois ajuda a relaxar.", conta.


Gyano, terapeuta no Centro de Yoga da Montanha e pioneiro na introdução do Reiki no Brasil, explica que aplicar a técnica de cura depois de uma aula de Yoga também pode ajudar a relaxar. "O Reiki vai atuar no campo energético que já foi potencializado pela aula de Yoga e melhorar assim os efeitos do relaxamento."


De acordo com Claudete, o Reiki combina com qualquer modalidade de Yoga e pode "realçar, expandir e aumentar a força de radiação interior e o despertar do processo de conscientização de uma pessoa". Sendo um método complementar, o Reiki pode trabalhar conjuntamente com qualquer outra técnica e promovendo o equilíbrio energético e a cura.




Fonte: Site da Revista Prana Yoga Journal
http://eyoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1121&idCanal=4
http://www.luzdaserra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails