quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DESMISTIFICANDO A WICCA

Wicca 

capa do livro de gardner
Foto cedida pela Amazon.com
A Wicca, uma religião pagã moderna que cultua a Terra e a natureza, foi estabelecida na década de 40 e 50 por Gerald Gardner (em inglês). Gardner definiu a bruxaria como uma religião positiva e afirmadora da vida. O tema central wiccano é "se não prejudicar, faça sua própria vontade". Gardner também relacionou essa definição a muitas práticas e habilidades de bruxaria que existiram por séculos e foram parte de muitas diferentes religiões e culturas. Essas práticas incluíram coisas como adivinhação (presciência), plantas medicinais, mágica e habilidades psíquicas. Toda a bruxaria moderna na Bretanha, Europa, América do Norte e Austrália evoluiu com base na definição e sistema de crença gardneriano. Sem diabo
A Wicca não tem crença no diabo e não endossa a idéia cristã de inferno, portanto, a idéia de que os bruxos modernos cultuam o diabo não tem sentido. Há muitas definições conflitantes de "Wicca" e "bruxo", e mesmo os bruxos de hoje não concordam totalmente sobre como definir a si mesmos e sua religião. A maioria, contudo, se autodenominam bruxos e sua religião como Wicca. Há, na verdade, várias tradições wiccanas que têm crenças variadas, todas vagamente baseadas nos ideais gardnerianos. A maioria do que abordamos neste artigo é baseada na tradição gardneriana.
No Brasil, Claudiney Pietro, bruxo conhecido como Lugh é um dos ativistas mais dedicados à desmistificação da Wicca ou religião da Mãe-Terra. Segundo Lugh, todo bruxo procura viver em harmonia e respeitar todos os seres, procurando a única diretriz da Bruxaria chamada de "Dogma da Arte": "Faça o que quiser sem prejudicar nada e nem ninguém".
Para o bruxo Lugh, a chegada até a Bruxaria no Brasil, na maioria das vezes, vêm de uma busca religiosa capaz de acomodar diferentes pessoas, de diferentes idades e posições sociais.

Energia da magia
A crença wiccana é que quando os bruxos se unificam com as divindades através de rituais, eles entram em sintonia com a força vital geral ou energia cósmica. Isso permite que o bruxo controle de alguma forma essa energia (quer dizer, a energia de si mesmo e do seu ambiente) e direcione-a para a mudança "pessoal" através da magia. A teoria acompanha o conceito científico de que toda matéria vibra com sua própria energia. A velocidade dessa vibração é ditada pelo movimento das moléculas que compõem o objeto. Se o objeto é sólido ou não, também é determinado pelo movimento das moléculas. De acordo com Feitiços para Covens, a energia do corpo do bruxo também tem uma vibração - tanto uma taxa física de vibração quanto uma taxa espiritual de vibração. Durante os rituais de aumento de poder, os bruxos acreditam que as moléculas de seus lados físico e espiritual se fundem para aumentar sua energia geral e criar um caminho para a energia fluir através deles. Para não esgotar suas próprias reservas de energia pessoal, eles também obtêm energia da Terra e do céu.
Praticando a Wicca
Tanto homens quanto mulheres podem ser bruxos. Os homens também são chamados bruxos, não magos. A palavra feiticeiro na verdade significa "quebrador de maldições" e data da época de caça às bruxas: foi usada para se referir aos que traíram outros bruxos e no mundo da bruxaria ela ainda tem uma conotação ruim.


magia comunitáriaFoto cedida pela Witches' Voice
Foto de Don Waterhawk
Magia Comunitária, solstício de inverno de 2003
Uma pessoa não precisa de um "dom" para ser um bruxo wiccano, apenas treinamento. A Rede do Wiccano é a lei do bruxo e código de ética. Ela diz (em parte):
    Deves obedecer a Lei Wiccana, Em perfeito amor e perfeita confiança. Cumpre essas oito palavras da Rede do Wiccano, Contanto mal não haja, fazei o que quiserdes. E lembra sempre da Regra Tríplice, O que fizerdes a ti retornará. Segue isso com a mente e o coração, E feliz te reunirás e feliz partirás.
Consulte a Witches' Voice: a Rede do Wiccano (em inglês) para ler o texto completo. O que isso significa é que os bruxos não devem realizar magia que prejudique outra pessoa. E se fizerem isso, retornará a eles triplicado. Portanto, se um bruxo enfeitiçar alguém, ele experimentará uma infelicidade três vezes maior. Essa é uma parte muito importante da crença do wiccano. A magia que realiza deve ser apenas para mudança pessoal.


Tipos de magia
A magia pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. O tipo de magia (magia negra ou magia branca), junto com a intenção do bruxo, determina o resultado. Muitos bruxos, contudo, declaram que a magia negra pode ser usada para o bem, exatamente como a magia branca pode ser usada para o mal - tudo depende da intenção.


http://pessoas.hsw.uol.com.br/bruxaria2.htm

Um comentário:

  1. Seu saite é lindo, encantador, aprendi coisas
    interessantes.Grande abraço...

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails