quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GANESHA CHATURTHI 01/09/2011 - CELEBREMOS SEU ANIVERSÁRIO!

Dois a três meses antes do Ganesha Chaturthi , imagens de barro do Senhor Ganesha são feitas para venda por artesãos especialmente qualificados. Eles estão muito bem decorados e retratam Lord Ganesha em várias poses.
Ganesha Chaturthi começa com a instalação dessas estátuas de Ganesha nas casase em tendas ao ar livre para que as pessoas vejam e prestem suas homenagens.
As estatuetas são colocadas em estruturas temporárias especialmente construidas. Mantapas(Pandals), em cada localidade. O Mantapas são construidos pelo ou de uma sociedade especifica ou localidade ou grupo através da recolhida de contribuição monetárias.
O Mantapas são decorados especialmente para o festival, usando iténs de decoração como guirlandas de flores, luzes, etc ou decorações baseadas tema, que retratam temas religiosos ou eventos atuais.
O sacerdote, geralmente vestido com um dhoti de seda vermelha e um xale, invoca vida para o ídolo enquanto entoa mantras. Esse ritual é chamado 'pranapratishhtha'. Depois disso, segue o 'shhodashopachara' (16 maneiras de pagar tributo). Coco, açúcar mascavo, 21 'modakas' (uma preparação de farinha de arroz), 21 folhas de 'durva' (trevo) e flores vermelhas são ofertadas. O ídolo é besuntado com um ungüento vermelho ou pasta de sândalo (rakta chandan). Durante a cerimônia, hinos védicos do Rig Veda e Ganapati Atharva Shirsha Upanishad, e  Ganesha stotra do Narada Purana são cantados. 
Quebrar um coco em templos hindus - especialmente em templos dedicados ao Senhor Ganesha - e antes de eventos auspiciosos e novo começo é considerado altamente benéfico no hinduismo. A oferta de um coco é uma oferta comum para uma divindade da religião Hindu e mais tarde é distribuido como "prasad"(alimento abençoado).
A razão mais importante para a oferta de coco de acordo com hibdus, acreditam que é a coisa mais pura que um ser humano pode oferecer a uma divindade.
A água e os grãos brnaco no interior do coco é a única oferta que não adulterada faz um devoto do Senhor.
Ele não é poluido, como ele permanece coberto pelo escudo exterior duro até que ele é oferecido à Deus.
lord Ganesha é a divindade invocada antes de qualquer acontecimento auspicioso ou novo começo.
O coco é um dos alimentos favoritos de lord Ganesha. Esta é uma razão porque o coco é quebrado durante a festa de comemoração da casa nova, após a compra do veículo novo, etc.
Em seguida a quebra do coco significa a ruptura do ego,o coco representa o corpo humano e perante o Senhor é quebrada - quebrando o "aham" ou o ego simbolicamente total entrega e fusão com o Brahmam - a alma suprema.
Além deste há outro significado simbólico para os inumeros coqueiros. 
A maioria deles gira em torno de sua aparência, como os três do coco representam os três olhos do Senhor Shiva(pai de Ganesha).
Após a oferta final de coco, flores e canfora é feita, as estatuetas ficam imersas em um rio ou mar, simbolizando um ritual final de Lord Ganesha em sua jornada ruma a morada em kailash enquanto leva todos os infortúnios de todos os homens.
Durante a procissão final os devotos clamam "GANAPATHI BAPPA MORYA, PURCHYA VARSHI LAUKARYIA"(O Pai Ganesha, venha no ano que vem).
O festival de Ganesha chaturthi também é um momento para todas as atividades culturais como músicas, dramas, filmes etc, bem como atividades na comunidade como check-up médico gratuito, capmos de doação de sangue, a caridade para os pobres, etc.

Claudia Baibich
www.oferendasblogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails