quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ANIMAIS SAGRADOS DO HINDUISMO

Por tratar-se de uma religião antiga, é comum encontrarmos a divinização de animais. Na realidade aos animais são emprestadas características humanas. Eis por exemplo o respeito que a religião Hindú tem pela vaca. Na medida em que a considera como o último estagio reencarnação do ser humano.mas além da vaca há outros animais considerados sagrados por serem deuses,como:

AS AVES
Para os antigos indianos, as aves ao voar eram uma fonte de inspiração. Associavam-nas muitas vezes com o sol. Com o desenvolvimento do hinduísmo, o poder do sol foi representado por um ser mitológico meio homem, meio ave, chamado Garuda.
Milhares de anos depois, alguns imperadores muçulmanos da Índia se interessaram tanto por aves que mandavam buscar as variedades incomuns das terras distantes e determinavam aos seus pintores e escultores que as reproduzisssem com realismo.

 
 
OS MACACOS
De acordo com um velho mito hindu, um exército de macacos ajudou um dia o lendário herói Rama a salvar sua mulher do demônio Ravana. Como Rama era um avatar de Vishnu, os macacos foram desde então festejados.
As fábulas em que os macacos pensam e falam para expor uma lição de moral também fazem parte da educação de todo o menino de origem nobre do país. Os macacos eram animais de estimação de muito desses nobres ou era um dos muitos animais pertencentes aos zoológicos do rajás.


Juliana Paes alimenta um macaco no templo Galta Ji


GADO BOVINO
Essa tem sido a espécie mais essencial da Índia. Para o hindu, a veneração da vaca faz parte integrante da vida e tem raízes tradicionais profundas. Entretanto, as vacas não são realmente sagradas, a religião hindu só proíbe a matança desses animais.
Para os hindus os touros é que são os animais sagrados. Símbolo da procriação desde os tempos pré-históricos, os touros eram também associados ao deus Shiva, sendo esculpido em seus templos.



OS ELEFANTES
Segundo a mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens. Mas um dia, um grupo de elefantes pousou nos galhos de uma árvore debaixo da qual um santo asceta falava a seus discípulos.
Os galhos se quebraram e os elefantes caíram em cima dos discípulos matando vários deles. O santo homem ficou tão zangado que pediu aos deuses que tirassem as asas dos elefantes.
Os elefantes, mesmo sem asas continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas tragam as chuvas, por isso os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes brancos, além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte.



Fonte :Wikipédia 

MAIS ANIMAIS SAGRADOS DA ÍNDIA 

Na Índia, os ratos são considerados animais sagrados. No Templo Karni Mata, em Rajastão mais conhecido como “Templo dos Ratos”, os ratos sagrados são chamados de kaba e são adorados pelos indianos.

Há a crença de que os ratos são as casas das almas dos devotos da deusa Karni Mata, e neles permanecem até reencarnarem. Se você estiver visitando o templo e um rato passar por cima de seu pé (devidamente descalço, como em todo templo hindu), você será abençoado. E mais, se você avistar um rato albino (o que é muito difícil!), será duplamente abençoado, o que é considerado uma grande sorte! Também faz parte do ritual do templo dividir a comida sagrada como os numerosos kabas.



Este vídeo explica melhor o assunto.
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM861381-7822-




Pavão Real Indiano
O Pavão Real é considerado uma criatura divina na mitologia da India, especialmente como vahana (veículo) de kartikeya, filho de Shiva e comandante-em-chefe dos exércitos de todos os Deuses. Também se diz que, em uma ocasião, quando os deuses tomaram a forma de diferentes pássaros, Devraj Indra (o deus da chuva) escolheu a forma do mais refinado, o pavão real, e desde então, quando o Senhor Indra envia chuva a terra, todos os pavões reais dançam em júbilo e de felicidade: Uma visão digna de ser contemplada e digna dos deuses.
A relação entre Krishna e o pavão real é, na verdade, legendária: As plumas do pavão real sempre tem adornado seu toucado, conhecido ela gente como o “mormukut” e se diz que Krishna dançava como um pavão real para cortejar a sua amada Radha e que quando tocava sua melodiosa flauta os pavões reais bailavam em uníssono com as gopis (amigas). Inclusive na atualidade os tempos consagrados a Krishna exibem pavões reais nas entradas em lugares de destaque.


No famoso poema épico Ramayana há muitas referências a estas aves. Da mesma forma, um conto folclórico buddhista jataka chamado “Mahamor” (O Grande Pavão real) conta como Gautama Buddha era um pavão real dourado antes de nascer como ser humano. Na Mitologia Buddhista o pavão real é um símbolo de compaixão e vigilância. O folclore e as lendas buddhistas e jainas contém numerosas referências ao papel e à importância do pavão real.

http://honoretmortis.blogspot.com/

Serpentes
É na Índia que a serpente é mais reverenciada. No hinduísmo, existe um grande respeito pelos animais, sobretudo a vaca, o macaco e a serpente. São considerados sagrados porque, preferencialmente, é neles que a divindade costuma se manifestar.


Vishnu, a segunda deidade da trindade hindu, é o responsável pela proteção, manutenção e preservação da criação, além disso, possui relação intrínseca com a serpente. É apresentado deitado em uma serpente de mil cabeças, flutuando num oceano de leite. Neste caso, é chamado de Narayana, “aquele que mora nas águas cósmicas”. De seu umbigo sai um lótus onde está Brahma, o criador. A seus pés, está sua consorte Lakshmi, representando a beleza e a riqueza que devem se curvar diante do Absoluto. Envolvendo o lótus está uma serpente, Shesha, ou Ananta, que simboliza a eternidade. Essa serpente possui mil cabeças voltadas para o Senhor Vishnu, que representa o ego com seus mil desejos e pensamentos que reconhecem o Absoluto.

A serpente também está presente na ioga, por meio da meditação kundalini. 
Os hindus crêem que a serpente e o homem se distinguem de todas as outras espécies animais. Para eles, se o homem se encontra no final de uma escala genética evolutiva, a serpente deve ser colocada no início dessa escala.

Kundalini Sakti, a energia dormente e enroscada, é o potencial vasto da energia psíquica contida em todos nós, segundo os princípios hindus. Normalmente, o símbolo dessa energia é uma serpente enroscada em três voltas e meia, com a calda na boca e espiralando em torno de um eixo central (“sacrum” ou “osso sagrado/’) na base de nossa coluna. O despertar dessa serpente e a manifestação de seus poderes são o objetivo primário da prática kundalini yoga, cujo objetivo é despertar a serpente Sakti que, quando está pronta para se desdobrar, ascende pelos chakras espinhais para se unir com Shiva, a “consciência pura que permeia todo o Universo”.

http://www.cacp.org.br

2 comentários:

  1. Minha doce irmã planetária,

    Amei este texto!!! Tenho profundo amor por este país. Adoro conhecer novas culturas, achei o post maravilhoso. Quando eu for conhecer a Índia vou dispensar o ratinho em meu pé, mesmo que ele seja albino (risos). Obrigada por dividir esses conhecimentos especiais com a gente.

    Abraços de luz tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã!
    Aproveitei a deixa do dia dos animais para falar sobre os animais na India, por ser uma cultura bem diversa da nossa. Que bom que gostou!
    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails