sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O QUE É SAMSKARA?

Wedding Ceremony
Samskaras ou sanskaras é um termo (Sânscrito, muito usado no hinduísmo que significa impressão ou sob influência de impressões remanescentes (são as tendências inerentes remanescentes de alguma propensão instintiva que influencia a pessoa).
No hinduismo esta propensão e causada pelas vidas anteriores, dentro do conceito de reencarnação .
No Budismo, samskaras são os produtos da ignorância e condicionamentos inconscientes (vijnana). Na era pré-Budista o termo pali sankhara era usado para denotar um estrutura causal complexa envolvendo o kamma e dependências emergentes.
Samskaras são impressões derivadas das experiencias passadas (previas encarnações ou na vida atual) que influenciam as respostas futuras e o comportamento. No Dicionário do Hinduísmo diz que samskaras são "As impressões deixadas no subconsciente da mente por experiencias (desta ou de vidas anteriores), que colorem toda a vida, sua natureza, respostas, estados mentais, etc." [1]

Introdução

De Acordo com Meher Baba sanskaras são "impressões" (memorias residuais) acumuladas pela evolução, e mais tarde no curso da evolução do homem se encerram na inconsciência.[2] Elas não estão relacionadas a uma entidade com forma ou substância, nem como forças, mas serão melhores entendidas em termo psicológicos. Para Meher Baba, a inconsciência não é questão de energia e matéria, é intrinsecamente substância da realidade e os sanskaras reais podem ser melhor entendidos através da "experiência."
Sanskaras, uma vez adquirido e acumulado, forma uma espécie de lentes de multi-cores através das quais a percepção de nossa experiencias emergem por meio do processo de apreciação. De fato quando nós percebemos (ou os pensamentos internos ou coisas externas) são realmente apercebidos através das lentes do passado—na forma de acumulados sakskaras (impressões deixadas pelo passado).

Os rituais do Samskara

No Hinduísmo, Samskaras são também praticas ritualísticas. Se espera de um Hindu que siga nos vários estágios da sua vida. Estes numerosos samskaras são delineados no Grihya Shastras (Grihya-sutras). Gautama Dharmasutras especifica 40-48 samskaras. Entretanto, o último Smritis, diminuiu para 16 (Shodasha Samskaras).[3]
Eles são os seguintes:
Pre-natal
  1. Garbhadharana: Concepção
  2. Pumsavana: Rito da consagração de um filho no útero
  3. Simantonnayana: Rito fazer a risca no cabelo da mulher grávida
Infância
Name-Giving Ceremony
  1. Jatakarma: cerimônia do nascimento
  2. Namakarana: cerimônia do bastimo (dar nome)
  3. Nishkarmana: Primeiros passos
  4. Annaprasana: Primeira alimentação (sólida)
  5. Chudakarana: Primeira tonsura
  6. Karnavedha: Furar os glóbulos da orelha
First Feeding Ceremony 
First Head-Shaving Ceremony
Ear-piercing Ceremony
    Adolescência
    Vedic Study Initiation

    1. Vidhyarambha: início da educação
    2. Upanayana: cerimônia do fiar (Iniciação)
    3. Vedarambha: início dos estudo dos Vedas
    4. Keshanta ou Godana: Primeira barbear
    5. Samaavartana ou Snaana: Fim da escolaridade
    Adulto

    Wedding Ceremony
    1. Vivaha: Casamento
    2. Anthyesthi: ritos póstumos

    Funeral Ceremony 
     
    Fonte: Wikipédia 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
      Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

      LinkWithin

      Related Posts with Thumbnails