segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hermes Trimegisto - O Sábio, Mago e Alquimista

Hermes Trimesgisto, sábio três vezes, foi o primeiro sábio que transmitiu o conhecimento divino e celeste para a humanidade por escrito: filosofia, química e Cabala.
Alguns afirmam que ele teria sido faraó egípcio. Outros que ele teria escrito seus ensinamentos em hebraico, o que faz com que se suponha que fosse hebreu. Viveu durante a época de Moisés, e sendo faraó, foi iniciado nos mistérios do sacerdócio, preparado para exercer as funções de rei.
Tradicionalmente Hermes também é associado à Thot, deus egípcio que era representado por um íbis. Thot simbolizava a escrita, o dom da fala e tinha também o dom de vivificar, pois teria curado o olho do deus Horus. A tradição egípcia o tinha como mago por ter o dom e o domínio sobre as palavras.
Hermes também foi chamado de “Ter Maximus” porque tinha conhecimento perfeito de todas as coisas que existem no mundo.
Classificava o mundo em três reinos: animal, vegetal e mineral. Transmitiu os segredos das Natureza através de símbolos e enigmas. Descreveu o que muitos chamam de “Elixir Universal”, que é o receptáculo de todas as virtudes terrenas e celestes.
Possuía o segredo da pedra filosófica e o transmitiu em seus livros. Conhecido como Mercúrio, mensageiro dos deuses, Hermes, é o Sol Central do Ocultismo. Todos os preceitos fundamentais introduzidos nos ensinos esotéricos de cada raça, forma determinados por Hermes.
Suas verdades foram conservadas por um pequeno número de homens, que não esqueceram ou desprezaram seus ensinamentos, que tratam da Verdade para aqueles que estão preparados para recebê-la. Sua obra Caibalion planta sementes verdadeiras. Em seus preceitos, Hermes revela: “Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento”.
Em todos os temas que abordou em sua obra havia algo em comum: a idéia da salvação que poderia ser adquirida através do conhecimento.
Unido ao saber teórico, Hermes deixou escritos de caráter mais prático ligados à magia e à astrologia.
A suas idéias sobre magia pressupõe a existência de fluxos cósmicos que têm a capacidade de influir na vida terrena. O mago de forma habilidosa pode canalizar estes fluxos para obter o que deseja. Isto pode acontecer porque tudo forma uma unidade, tudo está relacionado com tudo: a mente está em contato com o Espírito e este com a matéria. Essas idéias podiam ser colocadas em prática baseadas na astrologia. Para acionar a energia de um determinado planeta era necessário conhecer quais os seres do mundo físico (plantas, pedras, animais) eram associadas a ele. Este conhecimento permitia ao mago o preparo de talismãs que facilitavam a comunicação com o planeta determinado. O mago que quisesse captar as forças do planeta Vênus, devia saber quais as plantas correspondentes a Vênus, assim como as pedras, metais e animais e utilizá-los ao se dirigir a Vênus.
A obra de Hermes se refere ao surgimento do cosmos, origem dos deuses, origem do homem, princípios de moralidade, valor da palavra, valor do conhecimento. Envolve ainda temas como a salvação do homem, magia, alquimia e astrologia.
A literatura hermética divide-se em dois segmentos: num estão os tratados filosóficos (Corpus Hermeticum e Asclépio) e no outro estão incluídos temas como astrologia, alquimia e magia.
“Corpus Hermeticum” e “ Asclépio” contém temas diversos que tratam da idéia da salvação do homem através da aquisição de conhecimento. O homem, segundo suas obras, pode alcançar a salvação por meio do conhecimento teórico ou praticando determinados rituais.

Fonte: Revista Sexto Sentido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails