quarta-feira, 22 de abril de 2015

CROMOTERAPIA PARA USO EM ANIMAIS


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento. A cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio do indivíduo. Ela restaura e regenera o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar.
Cromoterapia é o tratamento que se faz nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para restabelecer o equilíbrio dos chakras e do campo bioenergético dos animais humanos, dos animais não humanos e das plantas.
O ser vivente não é composto, apenas, pelo corpo físico, pois já foi constatado, através da bioeletrografia, que existe um campo eletromagnético que envolve o corpo. Esse campo foi chamado, durante muito tempo, de “aura”, por escolas místicas. Atualmente, é campo psicobioeletroenergético, ou campo bioplasmático. Em 1985, o Dr. Konstantin Korotkov, PhD em Física, na Rússia, chegou à conclusão de que o halo luminoso que aparece em torno dos corpos, em um bioeletrograma, nada mais é do que a visualização da ionização dos gases e/ou vapores, emanados por qualquer corpo, ionização essa produzida pela descarga da alta voltagem das placas das máquinas.
Na Teoria Quântica, é conhecido como “campo morfogenético” – conceito elaborado pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake (1942-): o campo mórfico ou morfogenético funciona como um campo magnético, através do qual são transportadas as informações da luz para as células, para o DNA e para o próprio corpo. Como receptores de rádio, cada parte do corpo interpreta as informações segundo suas funções.
Tudo que tiver uma estrutura atômica possui um campo eletromagnético: animais, humanos, plantas, etc…
Não existe registro histórico sobre a cromoterapia – porém, povos antigos praticavam a terapia das cores. A energia do sol era utilizada pelos egípcios, hindus, chineses e gregos, vários séculos antes de nossa era:
Entre os egípcios (3000 a.C.) o deus Thot era considerado o mestre das core. Os egípcios possuiam templos de cura baseados no uso da luz solar, associados a complementos coloridos, e banhos de sol de acordo ao estado da pessoa e às estações do ano;
Na Índia  (3000 a.C.) através da Medicina Ayurvédica. Os hindus cultivavam Surya, o Deus-Sol, e segundo os hindus, o Prana (energia vital) está contido no ar;
Na China (2700 a.C.),  com a Medicina Tradicional Chinesa.
Segundo os chineses, a cor é o que define a existência das coisas para cada indivíduo – e é a primeira porta para o mundo;
Na Grécia (500 a.C.) através da helioterapia, que era a terapia pelos raios solares. Os gregos veneravam o Deus Hélio (o sol), considerado como “o olho do mundo”, aquele que tudo vê.
Pitágoras (582 a.C.- 497 a.C.) descobriu que as notas musicais possuem a vibração correspondente aos comprimentos de onda das cores do espectro solar: lá=violeta, si=índigo, dó=azul, ré=verde, mi=amarelo, fá=laranja e sol=vermelho.
Cromoterapia para uso em animais
A cromoterapia é natural, holística, não invasiva, não tem nenhum efeito colateral, e é segura, sendo usada em seres viventes. Os animais respondem muito bem à cromoterapia, e muitas vezes adormecem durante uma sessão de tratamento. Os animais são muito sensíveis às energias das cores.
Muitos animais não vêm a cor como vemos, mas isto não significa que eles não sejam afetados por elas.
Os seres humanos, já foram muito sensíveis à essa energia – com o advento da vida moderna, inclusive a luz artificial, os humanos ficaram menos sensíveis a essas vibrações. Contudo, os animais ainda conservam esta sensibilidade e as influências de vibrações diferentes da luz ainda afetam todas as coisas vivas em muitos níveis.
- Formas de utilização da cromoterapia para animais:
- A utilização das cores nos alimentos, que usa a própria cor dos alimentos para reequilibrar os Chakras em desequilíbrio;
- A utilização das cores em líquidos cromatizados e elixires, que consiste em utilizar a energia da luz do sol ou dos cristais, passando-a para os líquidos através de filtros coloridos e pedras e fazendo uso dela através de sua ingestão;
- A utilização de fluidos coloridos, à base de ervas e essências aromáticas, usadas isoladamente ou não, de modo a propiciar a combinação mais adequada para cada caso;
- Utilização de radiação através de lâmpadas, lanternas ou outras fontes luminosas,
Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o animal, em um aposento escuro. A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num suporte, e irradiar-se por todo o corpo. A aplicação do foco de luz pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a Musicoterapia, Aromaterapia, Massagens, etc.;
- Cromopuntura;
- Harmonização do Ambiente no Qual Vive o Animal;
- Roupinhas (caso necessário por causa de frio).


Indicações das Cores
- Vermelho: É uma cor forte e quente. Se usado moderadamente, atrai resultados positivos. Em exagero pode se tornar incômodo e agressivo.
- Laranja:  Esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo e transmite muito otimismo. Atrai agilidade, além de encorajar a alma.
- Amarelo:  O amarelo é a cor da inspiração, da luz. Estimula a intuição e está associado à inteligência e ao desprendimento.
- Verde: É a cor da esperança, da natureza. Está associada à regeneração, ao crescimento. Alivia o estresse.
- Azul:  Acalma e favorece a harmonia. Mas se usado em exagero pode acabar provocando desânimo.
- Violeta:  Purifica o espírito e eleva a intuição.
- Marrom:  Significa disciplina e constância. Se não for usado na medida certa pode representar excessiva dependência afetiva do animal em relação ao tutor;
- Preto:  Representa discrição, afasta a inveja, mas também absorve muitas energias. Transforma as energias negativas em positivas. É a cor do isolamento.
- Branco:  É a mistura de todas as cores. Não é a cor mais aconselhada em um momento de indecisão. Afasta as energias negativas e estimula a comunicação.
A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da “World Health Organization – OMS”, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

Fonte: http://www.anda.jor.br/08/05/2013/cromoterapia-para-uso-em-animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails