terça-feira, 31 de julho de 2012

DHANVANTARI E A AYURVEDA


acyutananda govinda vishno narayanamrta
roganme nasayaseshan asu dhanvantare
...
" Ó Senhor Dhanvantari, grande médico e autor
do Ayurveda, sempre na forma de felicidade.
ó Vishnu, ó Govinda, ó Narayana,
invocando a ti
com qualquer um dos nomes,
destrua as minhas doenças rapidamente. " *
 
om namo bhagavate vasudevaya
dhamvantaraye amrtakasahastaya
sarvamayavinasanaya trailokya
nathaya mahavisnave svaha
...
" Minhas saudações ao Senhor Dhanvantari,
que está em todo lugar na forma de inteligência.
Saudações áquele que é o senhor de todo o Universo,
que destrói todas as doenças e carrega em uma das suas mãos
o pote do néctar da imortalidade. " *
...
As traduções aqui apresentadas foram extraidas do livro
« Orações Milenares - vivendo com inteligência »
da autoria da Prof. Glória Arieira.
http://www.vidyamandir.org.br/


 Dhanvantari, Deus da Ayurveda, que nos guia e abençôa. Om Namo Sri Bhagawan Dhanwantaraye Namaha! 
Yantra Dhanvantari 

Dhanvantari ( sânscrito : धन्वन्तरि) é um Avatar de Vishnu do Hindu tradição. Ele aparece no Vedas e Puranas como o médico dos deuses ( devas ), eo deus do Ayurveda medicina. É prática comum no hinduísmo para os fiéis a orar a Dhanvantari buscando as bênçãos de boa saúde para si e / ou outros.

O mais antigo praticante

Sri Dhanvantari é o Deus primordial (Avatar) de cuidados de saúde. Como tal, as pessoas tomaram o nome de "Dhanvantari" em conexão com suas tentativas de intervenções médicas. Um Dhanvantari tal era um médico indiano médico precoce e um dos primeiros do mundo cirurgiões . Com base nas tradições védicas, ele é considerado como a fonte de Ayurveda . Ele aperfeiçoou muitas ervas curas e remédios naturais à base e foi creditado com a descoberta dos anti-sépticos propriedades de açafrão e os conservantes propriedades de sal que ele incorporou em suas curas.
Ser um cirurgião muito habilidoso de acordo com os padrões de seu tempo, ele é amplamente considerado o pioneiro das modernas práticas médicas, como cirurgia plástica . Embora seus métodos eram muito mais crua e mais dolorosa e foram utilizados apenas em situações de emergência, como nas lesões das vítimas de guerra.
Todas as cirurgias foram realizadas sem anestesia , no entanto, apesar de seus métodos rudimentares ele foi denunciado por ter tido uma taxa de sucesso muito alta. Como resultado do brilho e realizações que ele exibido no campo da medicina, ele foi escolhido como um dos nove Gems no início governante indiano Vikramaditya tribunal.
Segundo a tradição, ele ensinou métodos de cirurgia e procedimentos para Susrutha, o pai da cirurgia ayurvédica.
 

A lenda

Dhanvantari é descrito como Vishnu com quatro braços, segurando ervas medicinais em uma mão e um pote contendo néctar rejuvenescimento chamado amrita em outro. O estado Puranas que Dhanavantari surgiu a partir da "Oceano de Leite" e apareceu com o pote de néctar durante a história da Manthan Samudra ou Sagar , enquanto que o oceano estava sendo agitado pelos devas e asuras, usando o Mandara montanha ea serpente Vasuki . O pote de Amrita foi arrebatada pelos Asuras ou demônios, e após esse evento um outro avatar, Mohini , aparece e leva de volta a partir do néctar Asuras .

Templos na Índia

No norte da Índia nenhum templo permanente é estabelecida para Dhanvantari. A razão ainda não é conhecida, mas em sânscrito Varanaseya Vishwavidyalaya, Varanasi , Uttar Pradesh estado, uma estátua de Dhanvantari está presente no museu da Universidade. Duas estátuas estão na sede do Conselho Central para Pesquisa em Ayurveda e Siddha em Nova Delhi . Há outra estátua dentro da Ayurveda escritório Sammelan Maha, Dhanawantari Bhawan em Nova Delhi . No entanto, existem alguns templos dedicados a Dhanvantari no sul da Índia, especialmente em Kerala e Tamil Nadu , onde a medicina ayurvédica é altamente praticado e apadrinhado.
Em Tamil Nadu , no pátio do Templo Sri Ranganathaswamy (Srirangam) , há um templo onde diariamente Dhanvantari adoração da divindade é realizada. Na frente do templo há uma pedra gravada Acredita-se que a partir do século 12. De acordo com os escritos sobre a pedra, Garud Vahan Bhattar, um grande médico ayurvédico, estabeleceu a estátua dentro do templo. Como um " Prasada "ou" Teertha ', um ervas decocção é dado para os visitantes. Os principais templos Dhanvanthari em Kerala são: Sree Dhanvanthari templo, Maruthorvattom, Chertala, Sree Dhanwanthari Templo Prayikkara, Mavelikkara, Sree Dhanwanthari Templo Nelluvaya , Thrissur, Sree Dhanwanthari Templo, Thottuva, Kalady, Sree Dhanwanthari Templo Wadakkanchery, Thrissur, Sree Dhanwanthari Templo Chirakkal, Valapattanam.

Celebração de aniversário

Seu aniversário é comemorado pelos praticantes de Ayurveda a cada ano, em Dhanteras , dois dias antes de Diwali , o festival hindu das luzes. No Manthan Samudra , Dhanvantari aparece com Amrita , shankha , Chakra e Jalauka  em cada uma de suas quatro mãos.


Fonte: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails