segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DEUS PARVATI A CONSORTE DE LORD SHIVA

Pavarati
Esposa do Lord Shiva. Cumprindo uma árdua penitência, ela conquistou Shiva, ele mesmo um grande ascético. Mãe de Shanmukha e Ganesha. Para se tornar mulher de Shiva ela pavilhou um caminho espalhando paz e felicidade no mundo.

A deusa Parvati é a mulher do Lord Ishwara. Ela tem vários nomes cada qual com um significado especial. Sendo Ishwara ou Shiva também chamado de Bhava, sua mulher é conhecida como Bhavani; Ela é Parvati, por ser filha do rei das montanhas, Parvataraja. Com a mesma conotação ela tem dois outros nomes - "Girija" e "Shailaja". Como ela é a origem de todas as coisas boas para aqueles que tem fé e seguem a doutrina da virtude, ela é "Sarvamangala". Desde a sua infância ela era uma devota de Lord Shiva. Constantemente se prostava em meditação e devoção à Shiva, permanecendo por longo tempo na mesma postura. Então sua mãe, Mena, exasperada dizia: "Parvati, não faça essas tapas" (meditação).Em sânscrito "u" é uma palavra de endereço e "ma" significa "não" ou "não querida". Portanto ela foi chamada de "Uma".
Depois que ela cresceu ela se fez uma severa penitência na floresta com o propósito de ter o Lord Shiva como seu marido. Movendo-se com dificuldade devido ao pesado corpo Mena freqüentemente ia atrás dela chamando-a afetuosamente "Uma", "Uma". Quem poderia ficar insensível com a história de Pavarati, que embora nascida humana, se tornou à duras penas a mulher de Shiva e também veio a ser "Mahadevi", a grande Deusa?
Afeição e obediência aos mais velhos, lealdade às tradições, determinada devoção à Shiva, carinho para aqueles se estavam com problemas, esforço perseverante até a conclusão das boas ações - estas eram as características de Parvati. Sua história é narrada em sânscrito por Vyasa no poema à Shiva; O grande poeta Kalidasa a narrou no poema chamado Kumara-Sambhava.


http://www.geocities.ws/juayurvedica/parvati.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails