terça-feira, 21 de junho de 2011

REIKI


O REIKI, que pode ser traduzido do japonês como "Energia  ou Força Vital do Universo", é uma arte tibetana de canalizar energia vital, redescoberta no Japão em meados do século passado pelo Dr. Mikao Usui. Reiki é uma forma de terapia baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objectivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover a saúde.
A sua origem remonta há milhares de anos, tendo sido uma prática corrente dos povos do Oriente. A sua redescoberta no século XIX, possibilitou o ressurgimento desta forma de tratamento. Todavia, o Reiki chegou ao mundo ocidental por volta dos anos 60 e 70 do século XX. Progressivamente, foi ganhando mais adeptos e, actualmente, existem milhares de terapeutas, professores e discípulos do Reiki.
O Reiki não tem quaisquer ligações a um determinado sistema de crenças. É uma forma de tratamento que integra pessoas de diferentes religiões e culturas.


O "tratamento" é tradicionalmente efectuado ao apoiar-se nas mãos. O praticante pede a quem recebe para se deitar e relaxar. Então, o praticante actua como um canal para a energia Reiki, teoricamente deixando a energia ser canalizada através das suas mãos até onde quem recebe mais precisa. Normalmente o practicante aplica as suas mãos em vários locais do corpo de quem recebe Reiki.
Alguns praticantes tocam no corpo ou mantêm as mãos próximas do local a ser tratado. Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjectivas e objectivas: calor, frio, pressão, sonolência, etc.
Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki enchendo o corpo e a aura de quem a recebe e a reparar as suas deficiencias energéticas.
Outros não sentem nenhuma sensação ao receber o Reiki.


O REIKI não se aprende como outras técnicas de transmissão de energia. A habilidade de transmitir a energia vital é transferida de mestre para o aluno por um processo de Iniciação. A Iniciação, que harmoniza os chakras (centros de energia corporais) da coroa, coração e mãos, estabelecendo uma ligação permanente com a fonte de energia universal.

O Reiki é dividido em  três níveis, Reiki I, Reiki II, Reiki III.

Grau I - É a  iniciação, tem sessões de autocura, embora também tenha sessões de cura directa, nas quais o agente de cura coloca directamente as mãos sobre si. Quem inicia o Reiki começa por se curar a si mesmo. A adaptação dura em média cerca de quatro semanas e pode levar a que a pessoa se sinta um pouco debilitada entretanto gradualmente, sentir-se-á muito bem.

Grau II - Proporciona o aumento do potencial energético da cura e traduz-se, essencialmente na cura dos aspectos ligados à mente, às emoções e ao karma.
Grau III - Atinge-se o grau máximo de energia da cura. Essa energia é alegria pura, a comunhão entre a vida e Deus. Com a decisão de fazer o terceiro grau, comprometemo-nos efectivamente com o nosso desenvolvimento espiritual.
Uma observação importante à quem pretende practicar o Reiki, antes de se habilitar a esta práctica de doação energética e também de recebimento , você deverá fazer uma reflexão sobre sua vida, e começar a mudar-se interiormente. Não se melhora, tendo dentro de si, sentimentos negativos, como raiva, rancores, medos, mágoas, etc. A mudança tem de começar internamente, para que se possa reflectir em seu corpo energias positivas e benéficas.
Reiki, tem cinco preceitos que devem ser seguidos e que são muito importantes em nosso dia-a-dia.
 Os preceitos do Reiki

Só por hoje sou tolerante.
Só por hoje confio.
Só por hoje sou grato(a).
Só por hoje trabalho arduamente (na cura da alma).
Só por hoje sou bondoso(a) com todos os Seres. 



http://www.sobre.com.pt/reiki-conteudo-sobrecompt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails