A cultura cigana foi sempre,no mundo,um elo de ligação,uma ponte, entre o Oriente e o Ocidente.A filosofia cigana é uma filosofia do mundo, não apenas de um território ou de um país..
Ser cigano não é apenas ter sangue cigano,mas viver segundo os preceitos de sua filosofia que preza a liberdade acima de tudo!
O famoso músico Thierry "Titi" Robin define o modo de vida cigano como a expressão secreta do pensamento sufista,isto é, o prazer de buscar a Beleza e da incorporação desta em tudo que a vida traz ,da violência à ternura,da amargura à doçura...
O povo Rom ama intensamente a Arte pois através dela pode expressar livremente sua alma,sua cultura,suas tradições...
A beleza da música e da dança ciganas encanta as pessoas,toca profundamente o espírito humano e o conduz às dimensões do Sonho,da Alegria e das emoções guardadas no íntimo de todo ser humano,seja de que raça for.
Sufista ou não,a filosofia cigana de vida tem muito das filosofias orientais que pregam o desapego às coisas materiais e a importância de apenas "Ser"...A nossa meta é ser feliz,é ser livre...É viver e deixar viver!
O céu como teto,a terra como pátria e a liberdade como religião.
Um povo que deixou suas marcas no mundo, impregnando todas as culturas por onde passou com o perfume da sua alma apaixonada pela vida e pela beleza,sem jamais fazer guerras!
Que,embora perseguido e desprezado pelos não-ciganos,soube ,como o sândalo,perfumar o caminho por onde passou,levando a alegria e a beleza de sua gente pelas estradas sem fim.
CEZARINA MACEDO/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.