Wicca
Foto cedida pela Amazon.com |
A Wicca não tem crença no diabo e não endossa a idéia cristã de inferno, portanto, a idéia de que os bruxos modernos cultuam o diabo não tem sentido. Há muitas definições conflitantes de "Wicca" e "bruxo", e mesmo os bruxos de hoje não concordam totalmente sobre como definir a si mesmos e sua religião. A maioria, contudo, se autodenominam bruxos e sua religião como Wicca. Há, na verdade, várias tradições wiccanas que têm crenças variadas, todas vagamente baseadas nos ideais gardnerianos. A maioria do que abordamos neste artigo é baseada na tradição gardneriana.
No Brasil, Claudiney Pietro, bruxo conhecido como Lugh é um dos ativistas mais dedicados à desmistificação da Wicca ou religião da Mãe-Terra. Segundo Lugh, todo bruxo procura viver em harmonia e respeitar todos os seres, procurando a única diretriz da Bruxaria chamada de "Dogma da Arte": "Faça o que quiser sem prejudicar nada e nem ninguém".
Para o bruxo Lugh, a chegada até a Bruxaria no Brasil, na maioria das vezes, vêm de uma busca religiosa capaz de acomodar diferentes pessoas, de diferentes idades e posições sociais.
Tanto homens quanto mulheres podem ser bruxos. Os homens também são chamados bruxos, não magos. A palavra feiticeiro na verdade significa "quebrador de maldições" e data da época de caça às bruxas: foi usada para se referir aos que traíram outros bruxos e no mundo da bruxaria ela ainda tem uma conotação ruim.
Foto de Don WaterhawkMagia Comunitária, solstício de inverno de 2003 |
- Deves obedecer a Lei Wiccana,
Em perfeito amor e perfeita confiança.
Cumpre essas oito palavras da Rede do Wiccano,
Contanto mal não haja, fazei o que quiserdes.
E lembra sempre da Regra Tríplice,
O que fizerdes a ti retornará.
Segue isso com a mente e o coração,
E feliz te reunirás e feliz partirás.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/bruxaria2.htm
Seu saite é lindo, encantador, aprendi coisas
ResponderExcluirinteressantes.Grande abraço...