segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

OS ANIMAIS NOS HUMANIZAM


Os aborígenes têm um ditado: “Os animais nos tornam humanos”. Agora sabemos que isto, provavelmente, é literalmente verdadeiro. Não seríamos quem somos hoje se não tivéssemos co-evoluído com os cães.
Também acho que é verdade, de uma forma diferente, que todos os animais nos humanizam. É por isso que espero que possamos começar a pensar de forma mais respeitosa sobre a inteligência e os talentos dos animais. Isto seria ótimo para os humanos, pois há muitas coisas que não podemos fazer, que os animais podem. Nós poderíamos contar com a ajuda deles.
Mas também seria bom para os animais. Inicialmente os animais começaram a conviver com os humanos porque as pessoas precisavam deles e eles precisavam das pessoas. Hoje em dia os cães ainda precisam das pessoas, mas as pessoas esqueceram o quanto precisam dos cães para tudo que vai além de amor e companheirismo. Isto provavelmente é suficiente para aquelas raças que foram criadas para serem animais de companhia, mas muitas das raças maiores e praticamente todas as raças mistas foram preparadas para trabalho. Ter um trabalho para realizar é parte da sua natureza, é quem eles são. É triste ver que atualmente, que quase mais ninguém vive do pastoreio de ovelhas, a maioria dos cães está desempregada.
Mas não precisa ser assim. Li uma pequena história no site da Associação dos Médicos Veterinários Norte Americanos que mostra as incríveis coisas que os animais são capazes de fazer, e que fariam , se nós lhes déssemos a chance. Era sobre um cão chamado Max que tinha sido treinado para monitorar os níveis de açúcar de sua dona, mesmo quando ela estava dormindo. Ninguém sabe como Max tinha aprendido isso, sozinho, mas minha opinião é que as pessoas devem ter um cheiro ligeiramente diferente quando seus níveis de açúcar no sangue estão baixos, e Max tinha percebido isso. A dona dele tinha diabetes num nível bem grave e caso seu nível de açúcar no sangue diminuísse durante a noite, Max acordaria seu marido e ficaria empurrando ele com o focinho até ele se levantar e cuidar dela.
Você precisa pensar sobre esta história por apenas cinco segundos para perceber o quanto os cães têm para oferecer. Os cães e muitos outros animais.
 
Sheila Waligora
Fonte: http://sheilawal.wordpress.com  
http://padmashanti.blogspot.com

Um comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.