Na tradição hindu, Shiva é o destruidor. Na verdade ele destrói para construir algo novo, assim, podemos chamá-lo de "renovador" ou "transformador". Shiva é a personificação das transformações, simbolizando a eterna mutação do universo, que consiste na cíclica destruição e criação. O processo cósmico é a morte e a ressurreição, eterna renovação da vida. Dentro de nós mesmos, a ação de Shiva seria ade morrer para nosso velho corpo e renascer a um novo ciclo da vida. A dança tem por tema a atividade cósmica, a eterna transformação. As cinco atividades divinas de Shiva são: a criação contínua do universo, originada no ritmo; a conservação, baseada no equilíbrio e na medida dos movimentos; a destruição das formas já superadas, mediante o fogo interior; a eterna renovação; a encarnação da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Agradecida pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.