sexta-feira, 29 de abril de 2011

A CRUZ E SEUS SIGNIFICADOS

A Cruz e seus Significados


cruz ansata É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos e distantes como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.
Seu modelo básico traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um vertical e outro horizontal, que representam lados diferentes como o Sol e a Lua, o masculino e o feminino e a vida e a morte, por exemplo.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.
De acordo com o estudioso Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.
A cruz possui assim, como todo símbolo, múltiplos sentidos; mas a intenção não é de desenvolver todos aqui, e sim apenas alguns.
Para voltarmos ao simbolismo da cruz, diremos que ela tem vários sentidos, mais ou menos secundários e contingentes e é natural que seja assim, dada a pluralidade de sentidos que cabem em qualquer símbolo.
cruz A Cruz, pode ser encontrada em um número muito grande de variações, porém o modelo básico é sempre a interseção de dois segmentos retos, quase sempre na vertical e horizontal. O significado do símbolo da cruz é sempre a conjunção dos opostos: o eixo vertical (masculino) e o eixo horizontal (feminino); o positivo e o negativo; o homem e a mulher; o superior com o inferior; o tempo com o espaço; o ativo com o passivo; o Sol com a Lua; a vida com a morte, etc., pois tudo no universo (e no homem) nasce e se desenvolve a partir do choque doloroso de forças antagônicas. A Cruz afirma assim a relação básica entre o Celestial e o terreno, e que é, através da crucificação (o conhecimento dos opostos), que se chega ao centro de si mesmo (a iluminação)
 
 
cruz simples cruz grega Cruz simples: Em sua forma básica a cruz é o símbolo perfeito da união dos opostos, mantendo seus quatro "braços" com proporções iguais. Alguns estudiosos denominam esta como Cruz Grega. Uma cruz simples representa a redução à unidade, campo de manifestação exterior que, partindo de um ponto central expande-se nas quatro direções. Também conhecida como crux immissa quadrata. Todos os seus braços têm o mesmo comprimento.
Da forma como sempre foi conhecida, a cruz grega é um mistério que deixou mais de um cientista perplexo, por que ela é encontrada a um grande número de inscrições indecifráveis pelo arqueólogos. É encontrada no Iucatã e na América Central em particular.
bandeira da Escócia Crux Decussata
 
 
 
Cruz de Santo André: Usada na bandeira nacional da Escócia, também é chamada crux decussata. André se recusou a ser crucificado em cruz semelhante a de cristo por se achar indigno, e suplicou para ser crucificado nessa cruz em forma de X. Essa cruz é simbolo da humildade e do sofrimento. Em heráldica, dá-se o nome de sautor ou aspa à cruz em forma de X.
 
 
Cruz de Santo Antonio mjolnir Cruz de Santo Antonio (Tau): Recebeu esse nome por reproduzir o desenho da 19a letra grega Tau. Para os gauleses a Tau representava o martelo (mjolnir) do deus escandinavo THOR. Já era usada como significado simbólico pelos antigos egípcios, como a representação de um martelo de duas cabeças, o sinal daquele que faz cumprir.
 
 
 
Cruz Cristã Cruz Cristã: Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.
Na sua simbologia, a Cruz Latina tem dois significados:
A trave horizontal significa o Alfa e o Ómega, ou seja, o princípio e o fim.
A trave vertical significa, na visão de alguns, a ligação entre o céu e a terra.
 
 
anu cruz_anu Cruz de Anu: Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.
 
A realeza de Anu foi talvez a mais longa; corresponde à aurora da civilização e sem dúvida aos tempos proto-históricos; daí a circunstância de não possuirmos quase nenhuma prova da sua supremacia.  Mas o clero de Uruk, lugar do culto de Anu, conservou-nos a história da "exaltação de Istar". Preso aos encan­tos de Istar, Anu desejava, há muito tempo, pô-la em pé de igualdade com ele; consulta, então, os deuses sobre a oportu­nidade de reabilitar sua amante; o "conselho de família" das divindades é unânime a lhe sugerir que regularize sua situação com a formosa deusa. Anu, então, eleva Istar até junto do seu trono; seu nome de casamento será Antu, a forma feminina do nome do esposo, como Nin-lil é a forma feminina de Enlil. Depois dessa exaltação, Ismr, a sumeriana Inin, ocupa lugar de desta­que no céu, junto de Anu e se identifica com o planeta Vênus.
cruz ansata Cruz Ansata (anhk): Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.ankh7
Ansata ou Ankh é uma cruz egípcia, considerada como o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte.
Ank e os Deuses
Um dos símbolos mais importantes da tradição egípcia, ela é encontrada a partir da quinta dinastia egípcia, mais freqüentemente nos templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu. O Ankh pode ser encontrado no túmulo de Amenhotep II onde o deus egípcio Osíris entrega ao faraó a Ankh, que o concederia o controle sobre o principio dos ciclos naturais, conquistando assim o dom da imortalidade. No século XIX a cruz ansata foi adotada por correntes esotéricas e ocultistas do ocidente, como forma de resgate da tradição egípcia. No Brasil, o cantor Raul Seixas foi um dos popularizadores do Ankh. O selo da Sociedade Alternativa criada por ele possuía um Ankh com dois degraus na haste inferior, simbolizando a ascensão do mago nos degraus da iniciação rumo à imortalidade.
A Cruz é constituída por um círculo entrelaçado a duas pontas opostas, simbolizando a unidade (círculo) originária da síntese dos opostos(duas retas), ou o nascimento da dualidade a partir de uma unidade fundamental. Outros estudiosos acreditam que seu símbolo esteja associado a Isis e Osíris, sendo a cruz uma representação da união entre ambos. Em sociedades esotéricas o Ankh também foi usado como símbolo da imortalidade e da vida eterna. ank_rosacruz A Ordem Rosacruz adotou a cruz ansata como representante da união do céu e da terra e da permanência da Tradição Egípcia entre os rosacruzes modernos. Os Ocultistas afirmam que a Cruz Ansata encerra um simbolismo muito profundo no Esoterismo.

ank 
Kemet O significado mais simples e mais atribuído ao ankh é o de "vida". Seu símbolo está ligado ao poder de dar e de sustentar a vida, e por isso vemos muitas pinturas dos deuses egípcios carregando o ankh.
A origem do símbolo é desconhecida e diversas explicações são possíveis. A que mais me agrada é que ele representa a união do masculino (Osíris, cruz, falo) com o feminino (Ísis, oval, vulva), ou seja, as antiqüíssimas dicotomias céu/terra, masculino/feminino, ativo/passivo etc. já estariam presentes ali.
Já era usado como amuleto na antiga Kemet ("terra dos negros") – que depois foi chamada de Egito pelos gregos, sendo um símbolo de força e proteção trazidas pelos deuses.
É considerado também uma chave que leva à vida eterna.

 
 
 
 
gruzes gamadas Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
A Cruz gamada é um símbolo místico encontrado em diversas culturas em diferentes tempos,dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Em diversas culturas é um símbolo basicamente relacionado com boa sorte.
A cruz gamada é também conhecida como Suástica.
Hitler adotou a suástica como símbolo do partido nazista por ela parecer com uma engrenagem, com o intuito de querer passar a idéia de que ocorreria uma nova revolução industrial na Alemanha, porém isto não aconteceu e hoje a suástica só é lembrada como símbolo nazista e relacionada ao holocausto.
cruz gamada A cruz gamada se tornou um tabu, em muitos países sua exibição é um crime, inclusive aqui no país, e seus outros significados foram totalmente esquecidos, até porque a mídia só lembra-se de difundi-la como símbolo do partido nazista.

Devemos quebrar este tabu, a cruz gamada pode ter sido chamada de suástica, pode ter sido símbolo do partido nazista e ser usada por neonazistas, mas, além disso, é um símbolo importante para diversas culturas, devemos deixar de lado a visão sensacionalista da mídia e lembrar-se do que realmente significa a cruz gamada basicamente : boa sorte.
A Origem da Cruz Suástica
A suástica ou cruz gamada como também é conhecida é um dos símbolos místicos mais difundidos e antigos do mundo. É encontrado do extremo Oriente à América Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa. Foi conhecido dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga. Alguns quiserem remontá-lo aos atlantes, o que é uma maneira de indicar sua remota antiguidade. Qualquer que seja sua complexidade simbólica, a suástica, por seu próprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo. É, portanto, símbolo de ação, de manifestação, de ciclo e de perpétua regeneração.
A difusão, a antiguidade e as diferentes suásticas
A suástica é encontrada, dos índios Hopi, aos Astecas, Celtas, Budistas, Gregos, Hindus, etc. As suásticas Budista e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo nazista. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial para ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica são muitas vezes bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. Outras chamadas suásticas consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos islâmicos e malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma, mas seria uma forma secundária, como tais são outras. 
A simbologia da suástica, em todos os casos totalizante, é encontrada na China, onde a suástica é o sinal do número dez mil, quer é a totalidade dos seres e da manifestação. É também a forma primitiva do caráter fang, que indica as quatro direções do espaço. Também poderia ter uma relação com a disposição dos números do Lo-chu, que, em qualquer caso, evoca o movimento do giro cíclico. Considerando-se sua acepção espiritual, a suástica às vezes simplesmente substitui a roda na iconografia hindu, por exemplo, como emblema dos nagas. Mas é também o emblema de Ganeça, divindade do conhecimento e, às vezes, manifestação do princípio supremo. Os maçons obedecem estritamente o simbolismo cosmográfico, considerando o centro da suástica como a estrela polar e as quatro gamas que a constituem como as quatro posições cardeais da Ursa Maior. Há ainda formas secundárias da suástica, como a forma com os braços curvos, utilizada no País Basco, que evoca com especial nitidez a figura da aspiral dupla. Como também a da suástica clavígera, cujas hastes constituem-se de uma chave: é uma expressão muito completa do simbolismo das chaves, o eixo vertical correspondendo à função sacerdotal aos solstícios, o eixo horizontal, à função real e aos equinócios (CHAE, CHOO, DANA, GRAP, GUEM, GUEC, GUET, GUES, VARG).
Muito se especula sobre a origem da suástica como símbolo distintivo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores. Contudo, é o próprio livro de Hitler, Meín Kampf, que explica a escolha da cruz gamada. 
Foi por volta de 1920 que a liderança do então pequeno Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães via crescer as fileiras de adeptos e carecia, portanto, de se ter uma bandeira ou um símbolo para os seus partidários. Consciente desta necessidade, Adolf Hitler explica em seu livro Meín Kampf, como adotou a cruz gamada.
Cruz Patriarcal Cruz Patriarcal: Outrora conhecida como Cruz de Lorena, possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cruz de Jerusalém Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do antigo testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
 
 
 
 
Cruz da Páscoa Cruz da Páscoa: Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição colocada durante a crucificação de cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
 
 
Cruz do Calvário Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
cruz rosa cruz Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
 
 
 
Cruz de Malta: Emblema dos cavaleiros de são joão, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.
De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.

http://cassiafiletti.wordpress.com/2009/03/29/a-cruz-e-seus-significados/

domingo, 24 de abril de 2011

Morre na Índia líder religioso Sathya Sai Baba

De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.
O guru é considerado por seus seguidores como um deus vivo.

Do G1, com informações de agências internacionais*
O líder Sathya Sai Baba em foto de abril de 2010 (Foto: Mustafa Quraishi/AP) 
O líder Sathya Sai Baba em foto de abril de 2010
(Foto: Mustafa Quraishi/AP)
Morreu na manhã deste domingo (24) um dos mais populares líderes religiosos da Índia, Sathya Sai Baba, considerado por seus seguidores como um deus vivo. De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.
O líder morreu em sua cidade natal de Puttaparthi, no Sul do país, por conta de complicações no coração e nos pulmões.
O guru estava hospitalizado por problemas cardíacos, pulmonares e renais. Ele estava há mais de três semanas em quadro grave de saúde e, há uma semana, contava com auxílio para respirar.
Seus fiéis acreditam que ele possui poderes sobrenaturais, como fazer aparecer objetos ou curar doenças em fase terminal.

A morte causou a tristeza dos devotos. Centenas de milheres de fiéis são esperados para o funeral do líder.
Fiéis choram ao saber da morte do líder (Foto: Aijaz Rahi/AP) 
Fiéis choram ao saber da morte do líder (Foto: Aijaz Rahi/AP)
 
FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/morre-na-india-lider-religioso-sathya-sai-baba.html

FELIZ PÁSCOA!!!

Páscoa é...
Ser capaz de se modificar.
Partilhar a vida na esperança.
Lutar para vencer o sofrimento.

Páscoa é
Dizer sim ao amor e à vida.
Investir na fraternidade.
Lutar por um mundo melhor.
Vivenciar a solidariedade.

Páscoa é
Ajudar mais gente a ser gente.
Viver em constante libertação.
Crer na vida que vence a morte.

Páscoa é
Renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para
melhorarmos as coisas que
não gostamos em nós mesmos.

Páscoa é
Para sermos mais felizes.
Para nos conhecermos mais
e vermos que hoje somos muito
melhores do que fomos ontem!

Por isso, seja feliz e…
Feliz Páscoa!

sábado, 23 de abril de 2011

O ILUSTRE ENTRE OS MÁRTIRES, O GLORIOSO E VITORIOSO JORGE


o dia 23 de abril, a Igreja, no Oriente e no Ocidente celebram o grande mártir, São Jorge. Porém, enquanto a última reforma litúrgica para a Igreja latina viu retroceder a importância desse santo, para os fiéis ortodoxos ele será sempre o "megalomártir, vitorioso e taumaturgo" em honra do qual a festa não se celebra somente em 23 de abril, mas ainda no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Como a liberdade de culto para os cristãos se deu somente dez anos depois dessa data, supõe-se que também a igreja em honra de São Jorge tenha sido construída por vontade do imperador Constantino.

Em ambas as festas repete-se o mesmo tropário conclusivo:

"Libertador dos cativos e defensor dos pobres,
médico dos enfermos, sustentáculo dos reis,
ó vitorioso e grande mártir Jorge,
pede a Cristo Deus que salve nossas almas."

A etimologia do nome, relacionado à terra e a quem a cultiva, faz alusão em sentido espiritual o hino encontrado no Ofício dos dias 23 de abril e 3 de novembro:

"A tua vida foi digna do teu nome, Jorge glorioso:
tomada a Cruz de Cristo em teus ombros,
beneficiaste o terreno tornado estéril pelo embuste do demônio
e, tendo extirpado como arbusto espinhoso o culto dos ídolos,
plantaste o cepo da verdadeira fé.
Por isso consegues a cura para os fiéis de toda a terra
e te mostras bom cultivador da Santa Trindade.
intercede, te pedimos, pela paz do mundo
e pela salvação das nossas almas."

Apesar das escassas notícias biográficas, nem sempre concordantes, os elogios tecidos pelas duas orações apresentadas delineiam uma figura excepcional do santo. Nascido na Capadócia de pais cristãos, foi predestinado para empreendimentos nobres. Um velho manual russo assim diz de São Jorge: Tendo ingressado para o serviço militar, "distinguiu-se pela inteligência, coragem, capacidade organizativa, força física, porte nobre." Mas é sobretudo na Passio Georgii (tida por muitos como apócrifa) que encontramos descritos os detalhes dos inúmeros suplícios aos quais o valoroso militar cristão foi submetido ao confessar a sua fé até o fim, até sua degolação. No Oriente, enquanto alguns atribuem a responsabilidade da condenação de São Jorge ao imperador dos Persas Daciano, para a maioria foi o imperador Diocleciano o responsável. Algumas recentes publicações, como o Minéon de abril, publicado em 1985 aos cuidados do Patriarcado de Moscou, relatam os diversos suplícios aos quais foi submetido o Santo: aprisionado, espancado, esfolado por uma roda cheia de pregos, sepultado numa fossa, obrigado a correr calçando botas de ferro incandescente ... e outros mais. Com a ajuda de Deus e dos seus anjos, Jorge sai-se sempre vitorioso e incólume e revida com respostas corajosas e cheias de fé aos seus perseguidores, muitos dos quais se convertem ao cristianismo.

Em algumas representações e especialmente nos ícones, o mártir Jorge aparece montado num cavalo, quase sempre branco, no ato de matar um dragão que está aos seus pés. Na cena de fundo é possível ver com freqüência, próximas de uma janela, algumas pessoas, entre as quais uma donzela destinada a ser vítima do monstro faminto, se não tivesse intervido o "Vitorioso." Esse episódio, porém, é relatado numa época mais tardia em relação às primeiras "paixões" . Entre os ícones, existe um, antiqüíssimo, pintado com a técnica da encáustica e conservado no mosteiro do Sinai (talvez do séc.VI) onde os santos Jorge e Teodoro aparecem eretos, ladeando a Mãe de Deus sentada num trono.

O culto de São Jorge, ininterrupto no Oriente e bem cedo assumido também pelo Ocidente como símbolo de virtude intrépida, é muito difundido, quer na dedicação de igrejas e instituições, quer na piedade popular: desde Jerusalém, onde já no século VI existiam um mosteiro e uma igreja dedicados ao santo, até Bizâncio onde era venerado num orfanato; desde a Inglaterra, onde a famosa Ordem da "Jarreteira" é na realidade a "Ordem de São Jorge" e onde também o calendário anglicano conserva a festa, até a Rússia, onde a imagem do santo aparecia no brasão da cidade de Moscou, e onde desde a primeira introdução do cristianismo muitas igrejas e mosteiros lhe foram dedicados. A mesma cidade de Roma julga possuir o crânio do santo mártir, conservado na igreja de São Jorge al Velabro.

A Geórgia - uma das 15 repúblicas que constituíam a então União Soviética - acredita ter uma ligação peculiar com São Jorge, também pela semelhança do nome. Mas também no monte Athos, a montanha sagrada do monaquismo ortodoxo, o santo é muito venerado e representado. A Etiópia e em geral os fiéis coptos conhecem muito bem o "megalomártir," celebrado também por eles em 23 de abril. Entre os maronitas, o culto desenvolveu-se especialmente depois das Cruzadas.

No Mínéon do mês de abril, publicado em 1985 em Moscou, os dados biográficos do santo informam:

"Ele morreu quando ainda não tinha trinta anos. Apressando-se para se juntar à armada celeste, entrou na história da Igreja com o apelido de Vitorioso."



 http://www.sintoniasaintgermain.com.br/jorge.htm

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MANTRA PESSOAL

OM MANI PADME HUM
Mantra Pessoal
*Podemos ter o nosso próprio Mantra Pessoal que,
além de trazer equilíbrio emocional,
nos protegerá contra os perigos.
Como descobrir o seu:
Use para isso o nome de registro
(se mulher = nome de solteira) e data de nascimento.
Vou exemplificar no seguinte nome:
Maria José da Silva
Data de Nascimento: 17/11/1947
Some a data de nascimento e reduza para a unidade:
1 + 7 + 1 + 1 + 1 + 9 + 4 + 7 = 31
31 = 3 + 1 = 4
Anotar a 4ª consoante = S
Anotar 4ª vogal: = O
Junte a 4ª consoante com a 4ª vogal = SO
A ela some o sufixo EL
(terminação Divina dos Arcanjos- Rafael, Miguel, Hanniel, Gabriel, etc.)
SO + EL = SOEL
Mantra pessoal de Maria José da Silva:
SOEL


*http://www.lyndha.com/mantras/pessoal.htm
http://saude-essencial.blogspot.com/

APELO AO CONSELHO KARMICO




Em nome da Presença Divina Eu Sou em nós, como Seres Crísticos atuantes no mundo da forma, apelamos aos Senhores do Carma por MISERICÓRDIA, TRANSMUTAÇÃO CÁRMICA, OPORTUNIDADE, VERDADE E LIBERDADE para todos os que evoluem na terra.


Apelamos em favor da expansão crescente da Luz Interna de cada coração humano, pela concretização da Vitória na Luz, pela realização da Vontade Divina em todas as vidas.


Apelamos por uma benção especial da Força e Poder da Luz, para que sejam desfeitos todo e qualquer planejamento contra o progresso e o bem-estar de todos os seres.


Que essas circunstâncias nefastas, assim como os seus mentores, e servidores, sejam envolvidos pelo Fogo Cósmico que, instantaneamente, consome e dissolve tudo o que não provem de Deus, trazendo a Ordem Cósmica à toda vida.


Que assim seja
http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/

sábado, 16 de abril de 2011

O QUE É UM DECRETO




Decreto


Segundo o dicionário, decreto significa: Vontade pré-ordenada, édito ou comando, decisão de autoridade, declaração, lei, regulamento ou lei religiosa; um mandamento ou comando.


Decretar. Decidir, declarar, determinar ou ordenar; comandar ou impor; invocar a Presença de Deus, sua consciência/energia/Luz, seu poder e proteção, pureza e perfeição (uso da Ciência da Palavra Falada).


Está escrito no Livro de Jó - “Determinando (decretando) tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos”.


O decreto é a mais poderosa de todas as solicitações à divindade.


É o “demandai-me ordens” de Isaías 45:11, comando original à Luz, que, assim como “Faça-se a luz”, é o direito inato dos filhos ou filhas de Deus.


É a Palavra autorizada de Deus, dita no homem em nome da Presença do EU SOU e do Cristo vivo para efetuar a transformação construtiva na Terra, por meio da vontade de Deus e de sua consciência, assim na terra como no céu – na manifestação aqui, embaixo como no alto.


O decreto dinâmico oferecido com louvor e petição ao SENHOR Deus é a “fervorosa e eficaz prece do justo” que é de grande valor.


Por meio do decreto dinâmico, dito com alegria e amor, fé e esperança na graça de Deus, o suplicante experimenta a transmutação pelo fogo sagrado do Espírito Santo, o “julgamento pelo fogo”, por meio do qual todo pecado, doença e morte são consumidos e a alma justa é preservada.


O decreto é o instrumento do alquimista e a técnica para a transmutação e autotranscendência pessoal e planetária.


O decreto pode ser curto ou longo, e é geralmente caracterizado por um preâmbulo formal e uma conclusão, ou aceitação.


“Hoje em dia, não existem na Terra orações capazes de levar o planeta à Era de Aquário que possam comparar-se aos decretos escritos por Mark Prophet”.




Elizabeth Clare Prophet
http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/

SEU EU DIVINO




Há três figuras representadas na Imagem do Seu Eu Divino.
Referimo-nos a elas como a figura superior, a figura do meio e a figura inferior.


Essas três correspondem à Trindade Cristã: A figura superior corresponde ao Pai, que é uno com a Mãe, a do meio ao Filho, e a inferior ao templo do Espírito Santo.


Dirigimo-nos ao nosso Deus Pai-Mãe como a Presença do EU SOU. Este é o EU SOU O QUE EU SOU, que foi revelado por Deus a Moisés e individualizado para cada filho e filha de Deus.


A nossa Presença do EU SOU está envolvida por sete esferas concêntricas de luz, com as cores do arco-íris.
Essas constituem o nosso Corpo Causal.


No Budismo, o Corpo Causal é chamado de Dharmakaya – o corpo do Legislador (a Presença do EU SOU) e da Lei (o Corpo Causal).


As esferas do nosso Corpo Causal são sucessivos planos da consciência de Deus que constituem nosso mundo celestial.
São as “muitas moradas” da casa de nosso Pai, onde armazenamos nossos “tesouros no céu”.


Nossos tesouros são nossas palavras e obras dignas de nosso Criador, pensamentos e sentimentos construtivos, nossas vitórias pela justiça, e as virtudes que encarnamos pela glória de Deus.


Quando sabiamente exercitamos nosso livre arbítrio no uso diário das energias de Deus em amor e em harmonia, essas energias automaticamente ascendem ao nosso Corpo Causal.
Elas aparecem em nossa alma como “talentos”, que podemos multiplicar à medida que fazemos bom uso deles, vida após vida.


A figura do meio na Imagem é o Filho Unigênito do Pai, o Cristo Universal.
Ele é o vosso Mediador pessoal e o Advogado da nossa alma perante Deus.
Ele é o nosso Eu Superior, a quem chamamos de nosso amado Santo Cristo Pessoal.


João falou desta presença individualizada do Filho de Deus como “a Luz verdadeira, que ilumina todo homem que vêm ao mundo.”
Ele é o vosso Instrutor Interior, vosso Cônjuge Divino, é mais freqüentemente reconhecido como o Anjo da Guarda.
Ele envolve-vos toda hora do dia e da noite.
Aproxime-se dele e ele aproximar-se-á de você.


A figura inferior na Imagem é uma representação de vós mesmos como um discípulo na senda da reunião com Deus.


É a vossa alma evoluindo através dos planos da Matéria, usando os veículos dos quatro corpos inferiores a fim de equilibrar o carma e cumprir o seu plano divino.


Os quatro corpos inferiores são o corpo etérico, ou da memória; o corpo mental; o corpo emocional e o corpo físico.


A figura inferior é envolvida por um tubo de luz, que é projetado do coração da Presença do EU SOU em resposta ao nosso apelo.


É um cilindro de luz branca que mantêm um campo de força de proteção 24 horas por dia, contanto que mantenhais vossa harmonia em pensamento, sentimento, palavra e obra.


Selado na câmara secreta do nosso coração está a chama trina da Vida.


É a nossa centelha divina, o dom da vida, consciência e livre arbítrio, proveniente da nossa amada Presença do EU SOU.


Por meio do Amor, da Sabedoria e Poder da Divindade ancorado em nossa chama trina, nossa alma pode cumprir a sua razão de ser na terra.


Também chamada de chama Crística e de chama da liberdade, ou flor de lis, a chama trina é a centelha da Divindade da alma, seu potencial para a Cristicidade.


O cordão prateado (ou de cristal) é o fluxo de vida, ou “emanação de vida”, que desce do coração da Presença do EU SOU para o Santo Cristo Pessoal, para alimentar e sustentar (através dos sete chakras e da câmara secreta do coração) a alma e seus quatro corpos inferiores.


É sobre este cordão ‘umbilical’ que a luz da Presença flui, entrando no ser do homem pelo chakra da coroa e dando ímpeto para a pulsação da chama trina na câmara secreta do coração.


A figura inferior representa o filho do homem ou criança da luz, evoluindo sob sua própria Árvore da Vida.
A alma e os quatro corpos inferiores são projetados para ser o templo do Espírito Santo.


A chama violeta do Espírito Santo envolve a alma e a purifica.


A Imagem do seu Eu Divino mostra como devemos visualizar-nos postados na chama violeta.


Podemos invocar a chama violeta diariamente em nome da vossa Presença do EU SOU e do Santo Cristo Pessoal para purificar nossos quatro corpos inferiores em preparação para o ritual do casamento alquímico – a união de nossa alma com o nosso Santo Cristo Pessoal.


Representada bem acima da cabeça do Cristo está a pomba do Espírito Santo, descendo sob a benção do Deus Pai-Mãe.


Quando nossa alma tiver alcançado o casamento alquímico, estará pronta para o batismo do Espírito Santo. E poderá ouvir o Deus Pai-Mãe pronunciar a aprovação: “Este é meu Filho amado em quem o EU SOU se compraz.”


Quando nossa alma concluir o curso da vida na terra, a Presença do EU SOU retira o cordão prateado, em conseqüência a nossa chama trina retorna ao coração do nosso Santo Cristo Pessoal.


Nossa alma, envolta no seu traje etérico, é atraída para o mais elevado nível de consciência que ela alcançou em todas as suas encarnações passadas.


Entre as encarnações, ela é instruída nos retiros etéricos até sua encarnação final, quando a grande lei decretar que ela retornará à Fonte do Deus Maior para não mais sair.


Nossa alma é o aspecto não-permanente de nosso ser, que tornamos permanente através do processo da ascensão.


Por este processo nossa alma equilibra seu carma, une-se ao nosso Santo Cristo Pessoal, cumpre o seu plano divino e retorna finalmente à Presença vivente do EU SOU O QUE EU SOU.
Então os ciclos de nossa saída para dentro do Cosmo Material são completados.


Ao lograr unir-se com Deus ela torna-se a Incorruptível, um átomo permanente no Corpo de Deus.


A Imagem do seu Eu Divino é portanto uma imagem de nós mesmos – passado, presente e futuro.




www.tsg.org.br
http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O QUE DIZ NOSSO MESTRE INTERIOR



A mente calma implica, também, coragem , a fim de afrontares sem medo as
provas e dificuldades da Senda; implica, outrossim, firmeza, para suportares as pequenas perturbações inerentes à vida diária e evitar os aborrecimentos incessantes, oriundos de pequenas coisas em que muita gente consome a maior parte do seu tempo.

O Mestre ensina que não tem a menor importância o que ao homem acontece exteriormente; tristezas, perturbações, doenças, perdas – tudo isso deve ser nada para ele e não deve permitir que lhe afetem a calma mental.


São o resultado das ações passadas e, quando chegam, devem ser suportadas alegremente, com a lembrança de que todo mal é transitório e que é teu dever permanecer sempre contente e sereno. Pertencem às tuas vidas anteriores e não a esta; não podes alterá-las, portanto é inútil que com elas te preocupes.


Pensa antes no que estás, agora, fazendo e que determinará os acontecimentos

de tua próxima vida, pois essa podes modificar.
Não cedas nunca à tristeza e ao desalento. O desalento é mau, porque contamina os outros e torna as suas vidas mais difíceis, o que não tens o direito de fazer. Portanto, sempre que venha a ti, deves repeli-lo imediatamente.

Deves ainda dominar o teu pensamento de outro modo; não o deixes vaguear.

Fixa o teu pensamento naquilo que estiveres fazendo, a fim de que seja feito com perfeição;
não deixes a tua mente ociosa, porém mantém sempre bons pensamentos em
reserva, prontos a avançar quando ela estiver livre. Emprega, diariamente, o poder do teu pensamento em bons propósitos; sê uma força orientada para a evolução.
Pensa cada dia em alguém que saibas estar imerso na tristeza e no sofrimento, ou necessitando de auxílio e derrama sobre ele teus pensamentos de amor.

Preserva a tua mente do orgulho, porque o orgulho provém somente da ignorância. O homem que não sabe, pensa ser grande por ter feito alguma grande coisa; mas o homem sábio compreende que só Deus é grande e que toda boa obra é feita só por Ele.

 

Obra:
Aos pés do Mestre - Alcione J. Krishnamurti 

http://aluisionestelar.ning.com

RESPEITO




Mostrar respeito para os demais é um dos ensinamentos mais difíceis de dominar, e ao mesmo tempo uma dos mais importantes e que mais Luz revela.


É um ingrediente chave que diferencia os estudantes “normais” de espiritualidade dos que realmente levam a sério.


A maioria de nós entende, a nível intuitivo, a importância de tratar os outros com respeito, entretanto, praticá-lo diariamente é difícil.


Muitas vezes encontramos razões para tratar os outros com falta de respeito.


Às vezes, julgamos eles como não merecedores, bastando apenas só o que vemos;


Outras vezes simplesmente chegamos a conclusão de que não gostam da gente.


Os Sábios da cabala nos explicam que a forma de superar este obstáculo é visualizando cada pessoa que conhecemos como parte do Criador.


Eles nos ensinam que devemos visualizar a faísca da Luz do Criador que está em cada um deles.


Isto pode parecer fácil de aprender em teoria, mas fica difícil nos momentos em que estamos pendurados na louca vida diária.


Se quisermos avançar em nossa transformação espiritual, abrir nossos corações e nossas mentes à uma maior consciência de nosso ser, devemos olhar mais além da casca ilusória que envolve as pessoas e que oculta sua essência Divina.


Devemos nos lembrar uma e outra vez,


“Ela é parte do Criador.
Ele é parte do Criador.”


O modo com que tratamos as pessoas determinará em que direção nos moveremos.


Se podemos interiorizar o entendimento de que todo ser humano contêm uma faísca do Criador, nos sentiremos mais inclinados a atuar e falar com respeito e dignidade humana, e portanto, elevar nossa consciência.


Mas, se atuarmos injustamente e sem respeito, não obteremos nenhum benefício.


Quiçá a motivação maior para tratar os indivíduos com tolerância e compaixão é, ademais, de fazer os outros felizes, que também revelaremos uma grande quantidade de Luz e plenitude para nós mesmos e nossas famílias.


Por: Michael Berg
http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/

ORAÇÃO DA PRESENÇA




:: Wagner Borges ::


(Com Alma Celta e Coração Lindo)


Que você jamais se esqueça de que é um espírito, um cidadão do universo.
Que você saiba que é muito amado (a) pela Luz.
Que você sinta o Amor como um presente da Presença*.
Que você tenha a coragem de escutar o seu coração - mas sem perder a razão.
Que você honre a sua jornada - e que os seus objetivos e valores sejam lindos.
Que você continue cantando - e amando... Mesmo nas horas difíceis.
Que você nunca deixe de se emocionar com um lindo pôr-de-sol.
Que você respeite o seu corpo - e agradeça à Mãe Terra pelo presente.
Que você olhe para o firmamento e sinta que as estrelas são suas irmãs.
Que você faça a grande magia de transformar a si mesmo (a) - sempre na Luz.
Que você nunca se deixe levar pelas aparências - e nem pelas coisas transitórias.
Que você não se envergonhe de seus pensamentos - e nem traia a si mesmo (a).
Que você jamais se esqueça de onde veio realmente - pois tudo vem da Presença.
Que você não acalente o ódio em seu coração - e nem revide o mal.
Que você sinta a Canção da Vida tocando todas as fibras do seu Ser.
Que você seja digno (a) dos estudos espirituais que realiza.
Que você não machuque o seu coração com emoções pesadas.
Que você ore pelo bem de todos, porque sabe que a Presença escuta o seu coração.
Que você tenha a coragem de vencer a si mesmo (a).
Que você, mesmo diante das provações, não renegue o Divino em si mesmo (a).
Que você tenha a coragem de permitir que a Luz dissolva o seu orgulho.
Que você escute o chamado sutil da Presença nessas linhas...
Que você perdoe os outros - e também se perdoe -, pois é preciso ser feliz.
Que você tenha o brilho do amanhecer em seus olhos...
Que você se permita rir igual criança - e, se puder, faça uma canção.
Que você, em espírito e verdade, agradeça a Presença - por tudo.
Que você sinta o Oran Mor em seu coração...


P.S.:
Que os seus chacras sejam lindos - como pequenos sóis cheios de amor e paz.
Que sua aura seja muito brilhante, com as cores da Bem-Aventurança.
Que a sua fé seja inquebrantável - e alicerçada pelo discernimento e o Amor.
Que as suas pegadas sejam luminosas - e que os seus atos sejam justos e honestos.
Que nada separe você do benévolo círculo de Luz da Presença.
Ah, que o Amor mais lindo de todos lhe abençoe...

Paz e Luz.


Wagner Borges - centelha espiritual de um Grande Amor...

http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com

CREDO DOS OTIMISTAS




Eu prometo a mim mesmo(a):


Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.


Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.


Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.


Ver o lado positivo de tudo e fazer meu otimismo se tornar real.


Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.


Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.


Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.


Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.


Direcionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.


Ser grande demais para preocupar-se,
nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais
para permitir a presença de problemas.


Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes ações.


Viver na fé de que o mundo inteiro está
do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que
há de melhor em mim.



Assim seja!




O Credo dos Otimistas foi escrito há quase 100 anos
por Christian D. Larson

CREDO DA GRANDE FRATERNIDADE BRANCA UNIVERSAL




CREIO na
onipresente, onipotente e onisciente Presença Divina EU SOU, Fonte de
toda a Vida, e na substancia verdadeira do Amor Celestial existente em
seu pulsante Coração.




CREIO na inseparável e individualizada Presença Divina EU SOU e em
seu irradiante Foco de Luz em cada coração humano - o Santo-Ser-Crístico
- que se manifesta na forma externa como a ação da Vontade Divina.




CREIO na imortabilidade da Chama Trina da Vida, no perfeito
equilíbrio do Amor, Sabedoria e Poder do Espírito Santo - sacrossanta
origem de toda Inteligencia Divina existente em cada coração humano.




CREIO na Paternidade e Maternidade Divina universal, na fraternidade
total dos homens, e na comunhão consciente de toda humanidade com a
Grande Legião de Luz dos Mestres Ascensionados e na Grande Fraternidade
Branca.




CREIO no eterno perdão e esquecimento de toda transgressão humana à
lei da Vida, da Misericoórdia e do Amor; na purificação da alma por meio
do uso constante da transformadora Chama Violeta e de outras forças do
Fogo Sagrado.




CREIO no poder do puro Amor Divino da Fraternidade consciente que
está acima de toda substancia e de toda energia do pensamento,
sentimento, palavra e ação.




CREIO na Ascensão na Luz quando tiver alcançado a máxima perfeição do Cristo.




CREIO em uma Vida Eterna através da Ascensão à Vitoriosa Conclusão na Luz Divina.




Esta é a realização do Plano Divino, o sentido e a razão de minha existencia.


Autor desconhecido

ENTRE NA PORTA DA LUZ


Entre pela porta da luz e deixe o seu recado

Entre e se faça de instrumento da vida

Em favor do amor de Deus

Entre inteira e deixe a sua contribuição de fé

Entre no coração de Maria para acessar o seu amor

Mas bata na sua porta com carinho que ela se abrirá

Entre na luz do Cristo acesa a ti e a qualquer pessoa

Ecumeniza o seu coração ao universo

Há tantos seres de braços abertos

A te ajudar e a te acariciar

Entre pela porta do amor maior em confiança

De que amanhã será um novo dia

De esperança e de realização

Busca entrar pela porta renovadora

Que aberta estará para te acolher

Com toda dignidade que o teu ser merece

Entre na sua luz, entre na luz maior, entre no sol cristico

Que ele em pessoa estará a tua espera

A dizer-te: Vem amada trabalhadora

Cadastrada no menu do meu coração

Vem receber o teu premio

Aquele que até agora não abristes

Porque não foi chegada a hora

Mais eu te autorizo a desembrulhá-lo

E faz dele a jóia mais preciosa

De tua presente existência

E juntos vamos comemorar nos céus

A tua entrada na porta brilhante do teu coração

Calves

Canal: Francyska Almeida